logo

Prefeitura discute Plano Municipal de Políticas para Mulheres

13/06/2011 12:01:53 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta segunda-feira (13), no Paço Municipal (sede da prefeitura), um encontro com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o objetivo de apresentar as ações realizadas no município, pela subsecretaria, voltadas para a mulher.

Durante o encontro, a subsecretária de Políticas para Mulheres, Vânia Deveza, apresentou as atividades que já existem e estão sendo realizadas em Macaé. Foi apresentado e discutido no evento o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

- Esse Plano Municipal aborda todas as ações feitas no município, envolvendo grande parte das secretarias municipais com ações previstas para serem realizadas até 2012. Após a aprovação do Conselho, essas metas estabelecidas no Plano, entrarão em ação e serão apresentadas na II Conferência de Políticas Públicas para a Mulher, prevista para acontecer no dia 24 de agosto deste ano, informou Vânia.

Dentre as atividades promovidas no município pela Subsecretaria da Mulher estão o Programa Pérola de Mulher, que garante o atendimento humanizado e de qualidade às mulheres vítimas de violência; e palestras com incentivo a denúncia, informando às mulheres que elas têm um programa que pode ajudá-las.

Alé disso, a prefeitura oferece ainda o Espaço Arte Mulher, que atende 24 artesãs, no Terminal Central, para exposição de seus produtos; cursos de artesanatos, culinária, cabeleireiro e profissionalizantes; Projeto Dom – Dignidade, Ousadia e Maestria, em parceria com o Sebrae; e palestras envolvendo educação e saúde, abordando temas como diabetes, depressão, distúrbios alimentares, sexualidade, entre diversos assuntos.

O Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres será avaliado e terá a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), que tem a função de formular, propor e negociar políticas junto ao Poder Público, com o objetivo de elaborar e reivindicar a garantia de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina o exercício pleno de sua cidadania.