logo

Prefeitura discute projeto Macaé Tecnópole

06/09/2012 14:35:00 - Jornalista: Cesar Domerry

Foto: Maurício Porão

Como objetivo de instalar um Centro de Referência em inovação para operações sustentáveis, a Prefeitura está desenvolvendo o projeto Macaé Tecnópole. O projeto inclui ainda a criação de uma estrutura de incubadora e parque industrial, que irá sistematizar o processo de transferência tecnológica e pesquisa voltadas à demanda do setor de petróleo, gás e energia.

Esta semana, em reunião nas dependências da Câmara Permanente de Gestão (CPG), no prédio da prefeitura, a equipe que está desenvolvendo o projeto fez a primeira análise da peça publicitária (texto e imagem) destinada à divulgação do Macaé Tecnópole.

A peça apresentada por sua criadora, Etelma Almeida, do Marketing da Secretaria de Comunicação traz, em primeiro plano, uma mão que se projeta na tela, sugerindo ação, movimento. O grupo acrescentou à ideia o toque da mão em um botão ou alavanca, para marcar o “start” de uma engrenagem. O texto também passou por alguns acertos e acréscimos, mantendo-se a mensagem principal: Macaé como polo de inovações tecnológicas e pesquisas, notadamente no que atende direta ou indiretamente à cadeia de petróleo e gás.

Foi decidido, por unanimidade, que na próxima reunião Etelma vai apresentar outros trabalhos para análise do chamado Grupo de Sensibilização, além do primeiro com as modificações sugeridas. O trabalho foi considerado o ponto de partida da elaboração do material de divulgação, que também será analisado pelos integrantes dos outros grupos.

O Grupo de Sensibilização conta com a participação do gestor da CPG, Jorge Brito, da gestora p~ublica Taís Damasceno, do ouvidor geral Décio Braga, da designer gráfica Etelma Almeida e do jornalista Cesar Domerry, da Secretaria de Comunicação Social. Da Ciência e Tecnologia, participaram João Santana e Rafael Natalino e, como representante da Subsecretaria de Indústria e Comércio, Gustavo Miguelez.

Este grupo integra o chamado Grupão, do qual também fazem parte, com seus representantes, a Secretaria de Indústria e Comércio, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FemaSS), além de entidades como a prefeitura, o Sebrae-Rj, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Instituto Federal Fluminense (IFF).