logo

Prefeitura e Cedae discutem abastecimento de água durante a Brasil Offshore

02/02/2011 21:48:14 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia - arquivo

Na última edição, em 2009, feira recebeu um total de 49 mil visitantes

Representantes da Prefeitura de Macaé se reuniram nesta quarta-feira (02) com o superintendente regional da Cedae, Fernando Arruda, com o objetivo de garantir o fornecimento de água para o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), durante o período da feira Brasil Offshore. A previsão é que 12 mil pessoas/dia visitem o Macaé Centro entre os dias 14 a 17 de junho, período de realização da terceira maior feira de petróleo e gás do mundo. O novo reservatório da Cedae já ampliou o abastecimento em vários pontos da cidade.

Além do grande volume de água, a energia elétrica gasta durante todo o evento daria para abastecer uma cidade com uma população de 30 mil habitantes.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, o subsecretário de Governo e diretor da Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim, o diretor técnico da Cedae, Luciano Diniz, o técnico e chefe do departamento operacional da Cedae em Macaé, Jairo Gomes, participaram da reunião.

- Nosso objetivo é, em parceria com a Cedae, buscarmos esforços para que o abastecimento de água para a realização da Brasil Offshore seja garantido. O evento tem proporções gigantescas e mobiliza toda cidade durante o período em que acontece. Cerca de 50 países estarão presentes ao evento e isso coloca Macaé no centro do mundo offshore de petróleo e gás, onde importantes decisões estarão sendo firmadas. Por isso, a cidade precisa se preparar em todos os aspectos, seja na mobilidade urbana, segurança e também na questão do abastecimento de água -, destacou Romulo Campos.

Já o subsecretário de Governo lembrou que todo o planejamento da Brasil Offshore está acontecendo com bastante antecedência, também envolvendo diversas secretarias municipais.

- Fizemos um cronograma de ações para a realização do evento, envolvendo órgãos municipais e outras instituições. O Macaé Centro receberá intervenções na rede de esgoto, manutenção das instalações da rede elétrica e dos equipamentos contra incêndio, além da melhoria do gradil frontal (de frente para a Rodovia Amaral Peixoto) do Macaé Centro. Nossa discussão agora é com a Cedae em busca de soluções conjuntas para atender a grande demanda do abastecimento de água para o período de realização da Brasil Offshore e que também envolve o período anterior ao evento, pois a montagem dos estandes começa bem antes -, pontuou Fernando Amorim.

Novo reservatório traz mais água para a cidade

De acordo com Fernando Arruda, a inauguração do novo reservatório da Cedae em dezembro, com capacidade para até cinco milhões de litros de água, no Morro Santa Mônica, e aumento da oferta diária para 600 litros por segundo, já apresenta melhorias no abastecimento de água em vários pontos da cidade. A meta da Cedae é chegar a 2013 com a vazão de 800 litros por segundo.

- Com esta ampliação já podemos sentir a melhoria no abastecimento de água em vários pontos da cidade e que também deverá atender, com mais algumas intervenções, à demanda da Brasil Offshore -, explicou o superintendente regional da Cedae.
A primeira fase das obras de ampliação da rede de distribuição de água, em Macaé, somou R$ 27 milhões em investimentos. De acordo com a Cedae, o município vai receber, nos próximos três anos, R$ 176 milhões em obras para melhoria da distribuição de água no município.