Foto: Maurício Porão
Para agilizar as ações estão abertas três frentes de trabalho, uma na zona rural e duas na zona urbana
Está em pleno funcionamento a parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto – Cedae/RJ, para ampliar o abastecimento e levar água a localidades situadas na região norte da cidade como Lagomar, Complexo da Ajuda, entre outras, que ainda não contam com o abastecimento nas residências.
Segundo a Cedae, para agilizar as ações da parceria, estão abertas três frentes de trabalho, uma na zona rural e duas na zona urbana. As ações da área urbana acontecem na Aroeira pela proximidade desta comunidade com a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro de Sant'Anna e o Reservatório de Santa Mônica. Na rural, acontece a instalação da rede de água bruta para levar a água do Rio Macaé até a estação, onde será tratada e depois conduzida pela rede de distribuição para as localidades.
A primeira frente de obra da área urbana fica na Rua Alzira Maria da Silva Guimarães que recebe duas tubulações com 600 milímetros cada. Uma é para a condução da água bruta que vem da área rural e vai até a Estação de Tratamento no Morro de Sant'Anna. A outra é para trazer a água tratada do Reservatório de Santa Mônica e conduzir a água às localidades. A segunda também localiza-se na Aroeira, na Rua Erozina Nolasco, com instalação de duas linhas de rede, uma de condução de água bruta e outra de distribuição de água tratada. Para minimizar os impactos no local, as ações são feitas trecho a trecho.
A rede de linha fina de distribuição de água sai do Reservatório de Santa Mônica, passa pela Erozina Nolasco até o sinal, atravessa a Rua Alcides Mourão até a beira do Canal do Capote margeando o canal até o Novo Botafogo, chegando à Linha Azul, onde a tubulação foi instalada, conduzindo a água tratada às localidades do norte da cidade, passando pelas obras do Minha Casa, Minha Vida, Complexo da Ajuda, Brisa do Vale, Jardim Franco chegando ao Lagomar e Cabiúnas.
A ampliação da rede de água da Cedae é aguardada há anos pela população. Como a cidade vem crescendo nos últimos anos, localidades surgiram sem contar com infraestrutura urbana e abastecimento. Atendendo várias localidades da periferia com obras de instalação de redes de esgoto, de água pluviais e pavimentação de ruas, como acontece no Lagomar, na Ajuda de Baixo, entre outras, a prefeitura investe na parceria com o governo do estado/Cedae para beneficiar as localidades ainda não atendidas com a implantação da linha fina da rede de distribuição de água.
Em relação às obras na Erozina Nolasco, o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda, ressaltou o apoio da Secretaria Municipal de Obras às ações realizadas na rua. “A Secretaria de Obras acompanha nossas ações. A implantação das tubulações não é tarefa fácil. A rua está recebendo duas tubulações de 600 milímetros, tubulações pesadas, cada uma com quase mil quilos. A ação demanda tempo e cuidados para minimizar os impactos e garantir segurança dos transeuntes. Para isso, buscamos trabalhar trecho por trecho para liberar as áreas onde os tubos já foram colocados”, colocou Fernando Arruda.
A recomposição da rua é de responsabilidade da Secretaria de Manutenção e, segundo a prefeitura, há um projeto aprovado para a pavimentação asfáltica da Rua Erozina Nolasco, que é uma solicitação em abaixo-assinado entregue por moradores ao gabinete do prefeito Dr. Aluízio. Com esse projeto, a rua não será recomposta com os paralelepípedos, receberá pavimentação asfáltica tão logo estejam concluídas as obras da Cedae.