logo

Prefeitura e Eco Cidadão comemoram Dia Mundial da Paz em parceria

20/09/2011 18:06:47 - Jornalista: Equipe Secom

O Programa Eco Cidadão, em parceria com a Prefeitura, comemora nesta quarta-feira (21) o Dia Mundial da Paz. As atividades serão realizadas pelos estudantes da Escola Municipal Neusa Brizola e os temas abordados serão cultura de paz e Dia da Árvore.


Segundo a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, o objetivo é promover os valores da cultura de paz, para que seja possível aprender a crer e desenvolver a consciência de paz e unidade com nós mesmos, com os outros e com o planeta, como o respeito e cuidado com a comunidade, solidariedade, respeito à diversidade, tolerância, direitos humanos universais e democracia. Ela acrescentou que, dessa vez, “os participantes confeccionarão coletivamente, a Árvore da Paz, com desenhos, palavras, símbolos que expressam a idéia de paz e a preservação ambiental”.


Marielza explicou que a Árvore confeccionada será exposta na escola com o objetivo de difundir os valores ecológicos e da educação para a paz. Ela acrescentou que no ano de 2010, os alunos e outros participantes da iniciativa celebraram essa data, confeccionando a “Bandeira Planetária da Paz”.

De acordo com Marielza, a oficina temática pretende contribuir para a promoção da convivência harmoniosa entre os participantes, para prevenção e resolução pacífica de conflitos, para o respeito às diferenças, para a generosidade cidadã e para a preservação ambiental do meio em que vivemos. A Árvore da Paz será reflexo dos pensamentos e aspirações dos grupos envolvidos”, ressaltou. Ela informou ainda que esta ação faz parte do projeto “Cultivar plantas- cultivar paz”, implementado em 2006 pelo Programa Eco Cidadão, que vem conquistando o reconhecimento e vários prêmios internacionais.

Além da Prefeitura, a iniciativa conta com outros parceiros: Purac Sínteses, Fundação Ruaf IPES, IDRC , Projeto Sorria Macaé, Universidade Aberta do Porto - Departamento de Ciencias e Tecnologia e Organização das Nações Unidas (ONU)-Habitat.