Foto: Divulgação
Rafael Marcolino da Silva, de 21 anos, já trabalha com carteira assinada.
Rafael Marcolino da Silva, 21 anos, morador no Bairro Aroeira, em Macaé, está dando passos largos para fazer o seu futuro com ajuda dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal em parceria com a prefeitura. Ele é um dos 23 alunos que concluíram a primeira turma do curso de Auxiliar de Operações em Logística, no Senai do município, no último dia 7, e já está trabalhando com carteira assinada em uma empresa da área.
Agora, Rafael Marcolino também foi engajado no Programa Jovem Aprendiz e está fazendo outro curso complementar à tarde, também no Senai, encaminhado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. A oportunidade de fazer o curso gratuito e entrar para o mercado de trabalho foi possível para Rafael porque a mãe dele é beneficiária do Bolsa Família, um dos públicos que têm prioridade no Pronatec que vai ofertar de início 480 vagas em diversos cursos em Macaé. O programa destina-se prioritariamente a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Programa Brasil Sem Miséria.
“A ideia do Pronatec é justamente inserir os jovens no mercado de trabalho para que a família saia do Bolsa Família e tenha quadlidade de vida a partir da geração de emprego e renda. A prefeitura e o governo federal estão capacitando os jovens para que garantam o sustento de suas famílias com dignidade e bem estar. É um programa federal que a prefeitura cuida como gestão política de longo prazo beneficiando as gerações atuais e as próximas”, destacou o secretário de Governo, André Braga.
Em Macaé, os cursos estão acontecendo no Senai e também vão começar no Instituto Federal Fluminense de Educação Tecnológica (IFF), que atuam no Pronatec como ofertantes do espaço. As inscrições para os cursos são feitas na sede da Coordenadoria Extraordinária do Renda Mínima, da Prefeitura de Macaé, que atende também beneficiários do Bolsa Família e do Renda Melhor, do governo estadual , segundo a coordenadora Rosária Paixão. O endereço é Rua Francisco Portela, 787, no Centro da cidade, e o telefone para informações é (22) 2772.4093.
Para se inscrever, os candidatos têm de ter entre 16 e 59 anos e fazer parte do CadÚnico. Os critérios são os mesmos do Bolsa Família que atende famílias com renda per capita (por pessoa) de até R$ 140,00. Qualquer membro da família pode participar, não havendo limite por família.
Evanir Maria da Silva, 52 anos, moradora no Bairro Horto, mãe de dois filhos de 13 e 17 anos, é uma das beneficiárias do Bolsa Família em Macaé e disse que ela e a filha vão se inscrever no Pronatec. “É uma oportunidade muito boa para nós, que precisamos de verdade. Sou do lar e crio dois filhos que precisam muito de mim ainda. Alan está na 5ª série e Ana Tairine, na 7ª. O que eu desejo é que eles tenham um futuro bom e esses cursos vão ajudar muito”, disse acreditar.
A seleção dos municípios participantes e seus beneficiários é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome que faz a triagem dos candidatos às vagas. Rosário Paixão informou que Macaé possui 8 mil beneficiários do Bolsa Família e 18 mil no CadÚnico.
Para oferecer o Pronatec, a Prefeitura de Macaé teve de assinar o termo de adesão junto ao Programa Brasil Sem Miséria, por meio da Câmara Permanente de Gestão (CPG), o que lhe garante a oferta dos cursos até 2014. Na Região Sudeste, só podem participar municípios com mais de 80.000 habitantes. Além disso, Macaé participa porque tem recebido grandes investimentos públicos e privados que demandm quantidade enorme de mão de obra em vários segmentos.
Inscrições abertas para novos cursos
As inscrições estão abertas para os próximos cursos em Macaé: soldador no processo de eletrodo revestido de baixa liga -6G, no Senai, com previsão de início das aulas no dia 30 de julho, das 18h às 22h; e duas turmas de Eletricista Instalador predial de baixa tensão, com duração total de 320 horas, sendo 18 horas por semana e 17 semanas de aulas às quintas e sextas-feiras, com uma turma à tarde e outra à noite, e aos sábados, de manhã e à tarde, com 20 vagas cada, no IFF-Macaé, Bairro Imboassica.
Além do CadÚnico, a exigência é que o interessado tenha Ensino Fundamental incompleto (7ª série). No IFF também terão mais duas turmas de Caldeiraria, com 180 horas, com 15 alunos cada, que devem ter até a 6ª série do Ensino Fundamental, em turnos da tarde e à noite, durante oito semanas seguidas.
As informações foram passadas pela interlocutora do Pronatec-Macaé, Juliana dos Santos Nunes. Segundo ela, o Pronatec teve a primeira turma no município iniciada em 13 de março pelo Senai. Todos os alunos receberam suporte para os estudos, como vale transporte e alimentação durante todos os dias letivos custeados pelo programa, o que resultou em 100% de frequência nas aulas.
“A equipe do Senai acolheu este programa e deu todo o suporte aos alunos com material, uniforme e na logística de distribuição dos benefícios. Agora estamos dando continuidade às negociações com as unidades do Senac e IFF, onde já estamos cadastrando os beneficiários do Bolsa Família para os cursos de Caldeireiro e Eletricista Predial e Soldador 6G e realizando a captação de empresas e vagas com a parceria da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé, para a inserção destes alunos após o término dos cursos. Novos cursos estão sendo buscados, todos observando a demanda local”, explicou a interlocutora.