logo

Prefeitura e INEA trabalham para implantar o Plano de Prevenção de Catástrofes

30/09/2011 17:25:37 - Jornalista: ¨Tathiana Campolina


O superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Hélio Almeida, o secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, a analista ambiental do INEA Michelly Lima Martins, e o fiscal ambiental da secretariae, Edmilson Oliveira, estiveram na Usina Quanta na manhã desta sexta-feira (30),

O objetivo que conhecer o trabalho da usina e receber informações, a fim de traçar ações para integrarem ao Plano de Prevenção de Catástrofes sugerido pelo INEA. O responsável pela usina na sede do Frade, Joandi Oliveira, acompanhou os profissionais do estado e do município, a fim de proporcionar as informações necessárias para o desenvolvimento do plano.

Helio Almeida destacou a importância da ação. “Observamos que as tragédias que aconteceram devido às chuvas, nos últimos anos, estão cada vez mais pontuais e não sabemos o que acontecerá nos próximos anos e nem onde. Por isso, não podemos esperar que ela aconteça novamente; é preciso prevenir, preservar vidas”, destacou.

O superintendente do INEA informou que o estado realizará este trabalho nas áreas consideradas de risco e Macaé, principalmente a serra, está incluída.

- O Inea quer trabalhar de forma integrada, proporcionando o fortalecimento das ações preventivas e paliativas. Para isso, estamos nos reunindo com os municípios que entraram no levantamento de risco, buscando dados e as necessidades de cada um, explicou.

O secretário de Ambiente gostou do trabalho realizado pela usina e enfatizou alguns pontos. “Fiquei satisfeito com as informações recebidas, porém acho fundamental que os dados, principalmente em relação à entrada e saída de água, sejam documentados, pois as previsões indicam que vem bastante chuva em dezembro e o procedimento formalizado, para consulta da secretaria e do INEA, além da manutenção das barragens, ajudaria muito neste trabalho”, afirmou.

Maxwell enfatizou ainda que a serra macaense tem características semelhantes à região serrana do estado (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis) e por isso é importante ficar atento no período de chuvas.

Joandi apoiou a iniciativa do governo e destacou que a empresa está aberta para ajudar a fazer o plano. “Este trabalho é muito importante e isso mostra a preocupação do estado e do município. Com certeza, nós iremos contribuir e também esperamos que este trabalho seja contínuo e tenha uma boa fiscalização”.