Uma ação realizada na manhã do último domingo (11), promovida pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ambiente, e o Movimento Macaé Ambiental (MMA) serviu de alerta para as pessoas que vivem no bairro Vale Encantado. No local, foram plantadas 57 mudas de árvores e instalada uma placa com a Resolução 008 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), que protege as capivaras na área do Vale Encantado e entorno.
Antes do plantio e da instalação da placa, o coordenador de arborização e paisagismo, Flavio Sayão, falou um pouco sobre as espécies nativas plantadas no entorno da lagoa do Vale Encantado.
- Trouxemos diversas mudas nativas, como pau Brasil, pau formiga, macaúba, urucum, biriba, ipê amarelo, ipê roxo, além das frutíferas. Algumas dessas são pioneiras, isto é, preparam o ambiente para depois virem as outras: secundárias e climáceas, explicou.
Na área reservada para lazer foi plantada as frutíferas, já as outras, no local de bosque.
O responsável pelo MMA, Everaldo Cordeiro Coutinho Júnior, explicou que o movimento é novo e surgiu de uma vontade de fazer algo em prol do meio ambiente.
- Somos aproximadamente 30 amigos que há muito tempo temos vontade de fazer algo para melhorar o meio ambiente. Tivemos a oportunidade de conhecer o secretário Maxwell Vaz, falamos do nosso objetivo e ele está nos apoiando com ideias e também material, como as mudas plantadas hoje e as ferramentas para fazer as covas das árvores. Hoje foi a primeira ação o grupo e pretendemos fazer muitas outras, contou.
O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, disse que a secretaria está aberta para receber as pessoas. “A secretaria de Ambiente está disposta a apoiar os movimentos sociais, como o Movimento Macaé Ambiental, que é composto por um grupo de jovens mobilizados pela questão ambiental. O local escolhido pelo grupo é um lugar da Resolução 008 do Commads, aprovada em agosto e nós já havíamos feito a placa para fixar no local. Como decidimos apoiá-los no plantio, levamos a placa da regulamentação para instalarmos juntos. Esperamos que a população cumpra a regulamentação, já que os infratores podem ser punidos conforme o código ambiental”, explicou.
A Resolução 008 completa pode ser vista no site
WWW.fundoambientalmacae.rj.gov.br .