logo

Prefeitura é parceira de Mutirão da Cidadania Empresarial

21/11/2007 16:43:56 - Jornalista: Catarina Brust

Orientar os empresários sobre os procedimentos e as vantagens da formalização de suas empresas. Esse é o principal objetivo do Mutirão da Cidadania Empresarial, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), das 12h às 18h, na Incubadora de Empreendimentos da prefeitura de Macaé, no bairro da Ajuda. A proposta é disponibilizar num único local as orientações que o pequeno empreendedor precisa saber para formalizar e fomentar sua empresa.

O evento, que tem parceria da prefeitura, é promovido pelo Banco do Brasil em conjunto com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae e Receita Federal do Brasil. Funcionários das instituições organizadoras darão informações sobre os passos que o empresário deve observar, a documentação necessária, as linhas de crédito disponíveis, oportunidades de mercado, treinamentos, entre outros esclarecimentos. O evento será aberto ao público em geral

Mais de 260 municípios brasileiros, 26 do estado do Rio de Janeiro, participarão do Mutirão da Cidadania Empresarial. “O objetivo é orientar e mostrar a necessidade das empresas se formalizarem e terem seu CNPJ. Nessa primeira etapa do Mutirão, as instituições envolvidas passarão aos empresários todas as informações necessárias para esclarecer o passo a passo para a legalização de uma empresa”, esclarece o gerente de relacionamento de governo do Banco do Brasil, Alexandre Barbosa.

Os empreendedores que comparecerem ao evento receberão o guia de formalização. “Os empresários que já estão com suas empresas legalizadas também estão convidados a participar do evento como multiplicadores. A participação deles é importante para que os novos empreendedores entendam a importância da legalização”, completa o gerente.

- O município de Macaé está participando como parceioa dessa ação de nível nacional, coordenada e estruturada para a orientação aos empreendedores informais com a finalidade de mostrar aos empresários a importância da formalização de suas empresas. Durante o evento os empreendedores receberão orientação técnica, empresarial e creditícia – ressalta o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

Com a realização do Mutirão, será possível também obter informações quanto ao perfil dos empreendedores informais, visando subsidiar políticas públicas. A secretaria Executiva de Indústria e Comércio, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) também participam do evento.

Jucerja - Macaé terá um posto avançado da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O anúncio foi feito pelo prefeito Riverton Mussi na abertura do XI Encontro de Contabilistas do Litoral Fluminense (Encom), realizado no dia 9, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. A instalação do posto em Macaé vai facilitar e agilizar a regularização das empresas instaladas no município.

A Procuradoria Geral Especial do Município e a secretaria Especial de Finanças elaboraram em conjunto Projeto de Lei em que solicitam ao Legislativo a autorização para a implantação da Jucerja. A Junta é vinculada à secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, e atualmente quem precisa abrir uma empresa em Macaé, ou fazer alteração de contrato social, entre outros assuntos, precisa ir ao Rio.