Foto: Divulfação
Ação também contou com a limpeza da área, que retirou cerca de 15 toneladas de lixo
A fim de atender a Resolução 009 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), publicada no dia 04 de agosto de 2011, a prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ambiente e da Subsecretaria de Pesca, junto com os pescadores que recebem o auxílio-defeso do executivo, instalou no último sábado (06) uma cerca com o objetivo de regulamentar a visitação no Pontal, para preservar a Área de Preservação Permanente. A ação também contou com a limpeza da área, que retirou cerca de 15 toneladas de lixo. A Secretaria de Limpeza Pública também participou das atividades.
- Esta é uma atividade de governo muito importante. Com a resolução do Commads nós podemos fechar o local para proporcionar mais sustentabilidade ao Pontal, que é uma área extremamente importante para o município e também para os pescadores, pois ele possui um ecossistema específico. Além disso, queremos proporcionar mais segurança de trabalho para os pescadores, pois o Pontal regula a maré e a entrada dos barcos. Se ele for assoreado, os trabalhadores sempre vão depender da maré cheia para sair com o barco e hoje isso não acontece, as embarcações passam com tranqüilidade, enfatizou.
A partir de agora a entrada no Pontal passa a ser regulamentada e os usuários não poderão mais acampar, entrar com objetos de vidro, aparelhos ou instrumentos que promovam sons, churrasqueiras e produtos que venham causar riscos de incêndio, além de ser proibido o acesso de animais domésticos, de veículos e de retirar vegetação ou areia do local.
O subsecretário de Pesca, José Carlos da Silva, destacou a participação dos pescadores. “O pescador é uma das categorias que tem mais relação com o meio ambiente e precisamos tratar isso de forma sustentável. Ações como estas deveriam acontecer com mais freqüência e as iniciativas devem partir deles e não da prefeitura”, afirmou.
O presidente da Colônia de Pescadores Z3, Marcelo Madalena, destacou a participação dos trabalhadores. “Hoje os pescadores estão dando um exemplo de união. Temos que cuidar dessa nova área de preservação e esperamos que na próxima vez a participação dos pescadores seja ainda maior”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, ressaltou que ficou satisfeito com a participação de todos.
- Hoje eu estou muito feliz, pois a participação de vocês superou a minha expectativa. Isso mostra que os pescadores estão com vontade de colaborar e isso é muito bom, pois fortalece os pedidos que fazemos por vocês e todos podem ter certeza que a prefeitura está trabalhando muito pela classe pesqueira. A prefeitura está unida e sempre estaremos juntos para fazer ações como esta, finalizou.
Além da limpeza e instalação da cerca, a secretaria de Ambiente plantou aproximadamente 30 mudas no Pontal.