logo

Prefeitura e PM vão atuar durante o feriadão no distrito do Sana

10/11/2010 16:20:15 - Jornalista: Equipe Secom

A prefeitura de Macaé prepara mais uma ação conjunta de fiscalização no distrito do Sana, região serrana, durante o próximo fim de semana e o feriado de 15 de novembro, Dia da República, que será na segunda-feira. A ação é coordenada pelo Gabinete da vice-prefeita Marilena Garcia e conta com a participação de diversos órgãos da administração municipal e da Polícia Militar.

As ações de fiscalização no feriado serão feitas pelas secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Ordem Pública (Guarda Municipal e Ambiental e Coordenação de Fiscalização de Posturas), Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi) e subsecretarias de Comunicação Social e Turismo.

Os principais focos da ação estão direcionados para a organização do trânsito, controle de ônibus de excursão e estacionamentos, combate à poluição sonora, controle do acesso às cachoeiras, além da observância do Código de Posturas, pricipalmente com relação ao comércio de ambulantes e horários para a execução de som mecânico e ao vivo.

Uma das queixas da comunidade local - o som alto emitido pelos carros de som - será reprimido com a atuação dos fiscais através da medição de ruídos realizada por um decibelímetro, aparelho que mede a intensidade do som e permite a autuação imediata do infrator.

Para os turistas e moradores que pretendem passar o feriado pelas belezas naturais da região serrana de Macaé, é importante ressaltar os cuidados com a preservação ambiental, não deixando nenhum tipo de resíduo pelas cachoeiras ou rios.

O Sana é uma Área de Proteção Ambiental (APA) municipal, modalidade de unidade de conservação de uso sustentável com grande potencial turístico. As ações conjuntas de fiscalização têm sido realizadas nos feriados para inibir abusos à legislação municipal.

Sana

O distrito do Sana é o mais visitado da serra macaense. Os moradores contam que este paraíso ecológico teria sido fundado em 1824 por um suíço que, fascinado com a beleza do local e com o rio que corre entre pedras, chamou-o de Sena, em lembrança ao rio francês. Por causa da pronúncia, o povo transformou o rio e o arraial em Sana. Sexto distrito de Macaé, o Sana esconde belezas exuberantes, incluindo cachoeiras praticamente desconhecidas.

Considerado um santuário ecológico, o Sana foi transformado em Área de Proteção Ambiental (APA) em 2002. O distrito está localizado em um vale cercado de montanhas de mais de mil metros de altura.