Foto: Arquivo Secom
A Polícia Militar vai trabalhar com apoio do efetivo de agentes da Guarda Municipal
A prefeitura de Macaé e a Polícia Militar se reuniram nesta segunda-feira (6) para discutir a segurança da Brasil Offshore, que começa na próxima semana. A Polícia Militar vai trabalhar com apoio do efetivo de agentes da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Ordem Pública, e de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A VI Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás conta com todo apoio da prefeitura e é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e SPE (Society of Petroleum Enginee).
O evento, que será realizado entre os dias 14 a 17, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, contará com a participação de 37 países, incluindo o Brasil. Alemanha, China, Dinamarca, Estados Unidos da América e Reino Unido estarão presentes em Pavilhões Internacionais.
O evento tem patrocínio da Petrobras e do Governo Federal e é a terceira maior feira mundial da indústria offshore, consolidada no mercado com mais de 10 anos de existência. A expectativa é que 55 mil pessoas compareçam a feira durante os quatro dias do evento. A abertura, na terça-feira (14), contará com a presença de diversas autoridades, como deputados, prefeitos da região, representantes de instituições e empresários do setor de petróleo e gás. Também são aguardadas as presenças do governador do estado, Sérgio Cabral, e do primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin.
O subsecretário de Governo e diretor da feira em âmbito municipal, Fernando Amorim, participou da reunião desta segunda-feira com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Cid Tavares, e o chefe de Operações do 32º BPM, capitão Almeida, para consolidar as ações de segurança durante a feira.
- Nossa preocupação não é só quanto à segurança no local, mas também em outros pontos da cidade, como nos corredores de circulação de trânsito e nos locais onde se concentram a rede hoteleira do município, que são os bairros da Imbetiba e Cavaleiros. Na última edição, contamos com total apoio da PM e é isso que viemos buscar para este ano. Além disso, a Guarda Municipal estará atuando com 35 guardas e a secretaria de Mobilidade Urbana também com 35 agentes de trânsito - explicou Fernando Amorim.
De acordo com o comandante do 32º BPM, a Polícia Militar estará dando o apoio necessário à realização da feira.
- O efetivo estará fazendo o patrulhamento com veículos e motos. Vamos buscar a participação da cavalaria e também do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) que atua com agentes bilíngues, para estarem reforçando o efetivo do 32º BPM durante todo o evento como aconteceu em, 2009 -, explicou Cid Tavares.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cliton da Silva Santos, lembra que além da rede hoteleira e da segurança em outros pontos da cidade, o Aeroporto de Macaé estará recebendo voos regulares e fretados.
- Além dos voos regulares da Trip, que foram implantados agora em maio, também teremos voos particulares fretados durante toda a feira. A expectativa é para a vinda de diversas autoridades, inclusive do primeiro ministro francês e do governador do estado, entre outros. Além da segurança que já é feita diariamente na cidade, num evento como esse, é necessário reforçá-la com mais agentes, inclusive nas áreas próximas ao aeroporto – pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.