Mesmo em fase de implantação, o Projeto do Parque Científico e Tecnológico de Macaé, que será edificado no bairro Granja dos Cavaleiros, já mobiliza as esferas institucionais que tornarão possível sua operacionalização: gestores públicos, empresários e acadêmicos. Por isso, o próximo passo da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, cumprindo a função de integradoras dos três grupos, é abrir espaço para a discussão do papel das universidades empreendedoras na sociedade e as implicações dessa postura.
O “Universidade Empreendedora: Desenvolvendo Pessoas Inovadoras” acontece no dia 3 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros. Nesse dia, haverá ainda o lançamento do programa de Pré-incubação da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, que consiste em um acolhimento para orientação de projetos que desejam ser “incubados” no Macaé Techno Park. Ou seja, que se venham a se desenvolver nesse espaço. Para realizar o evento, a Prefeitura conta com a parceria do Sebrae e da Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos, além do apoio da iniciativa privada e da Faculdade Salesiana. A entrada é franca e não será necessário se inscrever. Os organizadores esperam contar com a participação de docentes e discentes de instituições públicas e privadas de ensino superior da região.
Esse diálogo já é parte do projeto do Techno Park, que pretende fomentar o processo de inovação no município e de desenvolvimento regional. Para o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares, o encontro refinará as parcerias com as universidades locais para a consolidação do Techno Park.
- A dinâmica da inovação tecnológica que se espera promover como o principal produto do Parque passa obrigatoriamente pelo fortalecimento e ampliação das universidades, não apenas no sentido da existência física, mas no de aprofundamento de uma nova mentalidade que levará a um maior investimento na inovação e no empreendedorismo dos alunos. Esperamos que o conhecimento acadêmico seja potencializador de desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, de inovações, e não apenas fornecedor de profissionais para o mercado -, disse.
Integram a programação: às 14h, a palestra de Luís Paulo Senra Huber, mentor do Curso de Empreendedorismo Criativo da Perestroika e da Yunus Social Business Brasil e ainda sócio da Elogroup; às15h, mesa redonda “Universidade e Desafios para o Empreendedorismo na Bacia de Campos”, com Rodolfo Cardoso, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Glauco Nader, da Rede Petro, e com mediação de Carlos Eduardo Lopes e, às16h20, Perguntas e Respostas. Em seguida, será Lançado pela Subsecretaria o Programa de Pré-Incubação.
O programa de pré-incubação, que posteriormente irá se apresentar como Incubadora de Negócios Inovadores, é um dos pilares para o desenvolvimento da postura empreendedora, dinamizada pelo Parque. “Ele é também um dos elos com a cadeia industrial, consumidora dessa inventividade e inovação. Dessa maneira, no sentido gradual, mas constante, esperamos contribuir para um progresso enraizado e com a marca e qualidade da nossa região”, pontuou o coordenador de Atividades Acadêmicas, Meynardo Rocha.