Prefeitura economiza custos de energia em prédios públicos

05/01/2015 15:28:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Trabalho inicial consiste no levantamento da demanda de energia

Para reduzir os gastos de energia elétrica, a Prefeitura de Macaé iniciou, no segundo semestre de 2014, o projeto de eficiência eletroenergética. A iniciativa prevê, em 12 meses, uma economia na conta de energia de R$ 1.691.035,89. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, em parceria com a Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip), contou com a equipe técnica especializada da empresa Bioma Soluções Ambientais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, ressalta que a medida mostra a preocupação da gestão pública com o dinheiro do contribuinte. "Estamos trabalhando para aplicar, de forma eficaz, os recursos públicos para a redução de custo. Toda e qualquer economia é relevante e poderá ser investida em outras áreas", frisa.

Os engenheiros da Bioma, Carlos Fogel e João Marcelo Pires Ferreira, explicaram que, inicialmente, foi traçado o perfil de consumo de energia de cada prédio público para depois fazer as modificações necessárias. Entre as medidas indicadas pela equipe estão a revisão do enquadramento tarifário, readequação de demanda contratada e faturada e revisão da energia contratada (fator de potência).

O trabalho, que começou em julho nos prédios de alta tensão, já apresentaram resultados significativos nas contas do mês de setembro. Segundo os engenheiros, na Cidade Universitária foi feito o ajuste de demanda contratada. "Verificamos que o contrato com a concessionária de energia era de 65 kw, e existia um consumo de 155 kw. Fizemos a readequação da demanda contratada e a economia gerada foi de 65%. A estimativa é de uma economia de R$ 443 mil em um ano", disseram.

Outras orientações técnicas foram repassadas pela equipe como a utilização de grupo gerador em alguns prédios nos horários de pico, entre 18h e 21h e a manutenção de subestações. Segundo Carlos, a substituição da energia oferecida pela concessionária pelo uso de gerador neste horário em prédios de alto consumo gera descontos na conta. A equipe da Bioma continua acompanhando o trabalho de readequação nos prédios.