Para homenagear o sexo feminino, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura de Macaé, programou eventos em função do Dia Internacional da Mulher (8 de março). As atividades têm início na quinta-feira (7) às 18 horas, no auditório do Sindipetro. Na sexta-feira (8), o evento acontecerá na Praça Veríssimo de Melo, e no sábado (9), haverá estandes montados perto do Terminal Rodoviário, no Lagomar.
No dia 7, com a função de valorizar as servidoras, a primeira médica da prefeitura, a primeira professora, a primeira odontóloga, entre outras funcionárias serão homenageadas pelo governo municipal. Na ocasião, o auditório do Sindipetro será palco de apresentações como poesia, música, dança, além de contação de histórias.
As subsecretarias de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Infância e Juventude, Idoso, Políticas para Mulheres, o Cemeaes e a Secretaria de Saúde montarão estandes, na Praça Veríssimo de Melo, no dia 8, das 9 às 17 horas, para divulgarem os serviços que oferecem à população macaense. Ainda haverá serviços como corte de cabelo para mulheres e oficina de artes.
O evento pela comemoração ao Dia Internacional da Mulher termina no Lagomar. As atividades acontecerão das 13h às 17h, Durante a programação, a Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência promoverá palestra sobre o tema Acessibilidade; captação de interessados sobre vagas no Mercado de Trabalho; divulgação dos serviços da subsecretaria, atendimento e cadastro.
Já a Subsecretaria da Infância e Juventude exibirá vídeo sobre campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente; distribuirá folhetos informativos sobre o serviço de acolhimentos e material de divulgação de programas, projetos e ações apoiadas pela subsecretaria na defesa dos direitos da infância e juventude.
Por sua vez, a Subsecretaria do Idoso dará informações sobre os direitos da mulher idosa e divulgará as oficinas desenvolvidas no Centro de Convivência. A Subsecretaria de Políticas para Mulheres distribuirá folders sobre o Programa Mulheres da Paz, orientará sobre o trabalho no Centro de Referência de Atendimento à Mulher vítima de violência doméstica e familiar, além de promover a divulgação do programa de geração de renda desenvolvido pelo Espaço Mulher Cidadão Erosita Lecler, que oferece cursos de capacitação nas áreas de artesanato, cabeleireiro e culinária.
Também estarão no Lagomar as secretarias de Desenvolvimento Social, de Educação, de Trabalho e Renda, de Administração; o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; as coordenadorias extraordinárias de Políticas sobre Drogas, de Renda Mínima e de Igualdade Racial; o Cemeaes; o HPM; e a Fundação Macaé de Cultura.