Prefeitura elabora Plano de Ação para atender a empresas do Novo Cavaleiros

14/11/2013 15:20:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

A partir do encontro vai ser elaborado um Plano de Ação que vai ser apresentado aos empreendedores locais

O primeiro encontro entre gestores municipais e empresas instaladas no Novo Cavaleiros para apresentação das demandas do bairro, realizado na tarde de quarta-feira (13), foi o ponto de partida para a elaboração de um Plano de Ação que será apresentado aos empreendedores locais no dia 13 de fevereiro do próximo ano. Mensalmente, a prefeitura prestará conta ao grupo de empresários, por meio de correio eletrônico, das ações que serão prontamente atendidas pelo governo municipal. Representantes da concessionária de distribuição de energia elétrica, Ampla, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Câmara de Vereadores também estiveram presentes na reunião.

O encontro, que aconteceu na empresa ENSCO, foi organizado pela Subsecretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o empresariado do bairro e com a Associação Internacional de Empreiteiros de Perfuração (IAPC). A ação contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Fernando Cesar Barbosa, do coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG), José Walmir Moreira Dias, do secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, do subsecretário de trânsito, Júlio Mangueira, de representantes da Secretaria de Obras e do vereador Marcel Silvano. Membros de cerca de vinte empresas participaram do encontro.

Ouvidas as solicitações dos empresários, os gestores municipais explanaram sobre os assuntos pertinentes as suas pastas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico propôs a metodologia de abordagem do Plano de Ação, que consistirá em dar prioridade às demandas de baixa dificuldade técnica e financeira, de acordo com um gráfico que será elaborado pela secretaria. Muitas solicitações terão solução imediata, outras dependerão da elaboração do Plano de Ação a ser trabalhado.

Desde o início do mandato, o prefeito Dr. Aluízio vem realizando encontros com as empresas instaladas no município com o objetivo de ouvir os anseios do setor. O subsecretário de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero, esclareceu que sua pasta ficará responsável por um “canal aberto” com os empresários do bairro para encaminhamento de solicitações e para apresentação mensal das metas atingidas por cada segmento do governo.

- Esse momento de escuta das solicitações é significativo e é uma orientação do prefeito Dr. Aluízio. Estamos nos comprometendo com a solução dos problemas do bairro. Algumas serão paliativas e de imediato. Outras requerem planejamento. Vamos repriorizar nossas atividades. Por isso, elaboraremos um Plano de Ação que será apresentado, no dia 13 de fevereiro, às 14h. O local ainda será definido, disse.

O coordenador da CPG, José Walmir, ressaltou que o crescimento de Macaé, 5,6% ao ano, está muito acima até mesmo do estado, e se eleva especialmente na área industrial. Considerando a indústria de petróleo a mola mestre do município, ele disse que a gestão municipal reconhece os problemas apresentados nas áreas de segurança e limpeza pública a mobilidade urbana, passando por pavimentação e licenciamento ambiental, e apresentará soluções.

O subsecretário de trânsito, Júlio Mangueira, disse que um estudo abrangendo a Área 1, onde estão localizadas essas empresas, já foi feito e será apresentado na próxima reunião. Mas, que para atender algumas das necessidades apresentadas outros precisarão ser realizados. Afirmou ainda que parte das solicitações feitas é possível de ser atendida com agilidade pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

- Foi muito bom perceber a disposição de todos os gestores em nos atender. Esperamos o Plano de Ação para nossa área industrial e, a partir dele, tenhamos a solução de nossos problemas, disse uma das organizadoras do encontro, a gerente administrativa da ENSCO, Denise Fernandes.