logo

Prefeitura encaminha e Cedae responde reclamações de falta d'água

16/01/2015 16:11:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Água na sede de Macaé é de responsabilidade da Cedae, mas prefeitura dá suporte

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, levou ao conhecimento da Cedae/Macaé, reclamações de falta d'água feitas por moradores de diversos bairros em redes sociais, e-mails e programas de rádio. Entre os bairros citados estão Malvinas, Cavaleiros, Nova Aroeira, Lagomar, Barreto, Piracema, entre outros.

Sobre o assunto, Jairo Gomes, chefe do Departamento Técnico Operacional da Litorânea Norte da Cedae, pediu aos moradores que, ao efetuarem suas reclamações, acrescentem o endereço para que a companhia verifique as causas da falta de água, que podem acontecer por vazamentos ou outros problemas. "A partir daí, a Cedae vai buscar resolver o problema, promovendo o abastecimento", disse.

Em relação à reclamação de um morador da Aroeira, Jairo Gomes respondeu que o abastecimento na localidade está normal e que aconteceram alguns problemas, já resolvidos, porque o bairro está recebendo obras de instalação de rede de águas pluviais na Rua das Acácias, ocasionando pequenas interrupções no abastecimento, mas já solucionadas.

Nos Cavaleiros também aconteceram vazamentos que já foram reparados e o abastecimento está normalizado. No São Marcos, a Cedae trabalha para corrigir a questão do abastecimento. O bairro tem duas realidades. Em um lado, o abastecimento não apresenta problemas. "No outro, na entrada pelo Galope, trabalhamos para abastecer todas as residências", pontuou.

Outros bairros citados pelos moradores ficam na área norte da cidade que ainda não conta com rede de água da Cedae. Para solucionar a questão, a companhia, em parceria com a prefeitura, trabalha para ampliar o abastecimento, através da nova adutora que é instalada na Aroeira, em trecho da Linha Azul, no Botafogo e na área rural, com utilização de tubos de ferro fundido com seis metros cada e diâmetro de 600 milímetros, para implantação de duas linhas de rede de água. Uma das linhas é a da rede de condução de água bruta e a outra é a de distribuição de água tratada.

- A situação do abastecimento, em Macaé, vai melhorar muito com a instalação da nova adutora. Localidades que ainda não têm água vão contar com o abastecimento da chamada linha 2, a rede de linha fina de distribuição que sai do Reservatório de Santa Mônica e vai conduzir a água tratada até as localidades do norte da cidade, passando pelas obras do Minha Casa, Minha Vida, todo Complexo da Ajuda, Brisa do Vale, Jardim Franco e, posteriormente, no Lagomar e Cabiúnas - explicou o gerente da Litorânea Norte da Cedae, Fernando Augusto Arruda.



Cedae adquire 18 quilômetros de tubulação de ferro fundido

Para ampliar a oferta de água ao município, a Cedae adquiriu 18 quilômetros de tubulação de ferro fundido que são instalados na cidade e na zona rural, levando a localidades que não contavam com o serviço de água tratada de qualidade e em quantidade suficiente para abastecer a população.

De acordo com Fernando Augusto Arruda, Macaé trata, atualmente, 700 litros de água por segundo e com a parceria entre município e estado a expectativa é que o serviço melhore, beneficiando localidades com a implantação da linha fina da rede de distribuição. Com as obras da nova adutora concluídas, a água tratada virá do reservatório de Santa Mônica, com capacidade de 5.000 m³ de água, de onde será conduzida pelas tubulações para as localidades.



Macaé tem 12 carros-pipas para abastecer comunidades

O Coordenador de Assuntos Comunitários, Flávio Isquierdo, afirmou que doze caminhões-pipa atendem à comunidade. "A prioridade é formada por atendimentos à área de saúde, escolas e caixas d'água comunitárias em localidades onde a rede da Cedae não chegou. Quatro caminhões estão direcionados para essas caixas d'água e também colocamos mil litros, pelo menos uma vez por semana, em residências nas Malvinas, Nova Holanda, Nova Esperança, Lagomar, Ajuda, Barreto, para amenizar o problema. Atendemos a todos que nos procuram, Macaé é uma cidade com crescimento diário, a demanda é grande. Amenizamos hoje e amanhã a demanda aumenta", destacou.

Para solicitar o atendimento dos caminhões-pipa, o morador deve ir ao Barracão da Prefeitura, situado no Miramar, onde a Coordenadoria de Assuntos Comunitários mantém plantão, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, deixando a solicitação e o endereço. "Fazendo isso, será prontamente atendida", informou Flávio Isquierdo.