Foto: Robson Maia
Ideia é fazer com que no futuro o espaço funcione também com atendimento nos finais de semana e em plantões noturnos.
Um lugar onde a mulher vítima de violência terá todo o apoio necessário. Assim é o Centro de Referência da Mulher Pérola Bichara Benjamim, inaugurado nesta quinta-feira (8) pela Prefeitura de Macaé. Funcionado ao lado da Delegacia Legal, o espaço também vai abrigar a sede da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. A ideia é fazer com que no futuro o espaço funcione também com atendimento nos finais de semana e em plantões noturnos.
O nome do novo espaço é uma homenagem à jovem Pérola Benjamim Bichara, assassinada pelo namorado em março de 2001, em um crime que comoveu a cidade. Durante a inauguração, o prefeito ressaltou que o Centro será o local onde a mulher vítima de violência vai recuperar a sua autoestima.
- Teremos aqui atendimento social, psicológico e advogados para orientações judiciárias. Meu desejo é que sejam feitos o menor número de atendimentos possíveis, mas nossa equipe estará sempre disposta a ajudar no que for necessário, disse o prefeito, ressaltando que a proximidade do Centro com a Delegacia Legal vai ajudar no atendimento.
A vice-prefeita Marilena Garcia lembrou que o Centro de Referência é a resposta do município a casos como o da jovem Pérola. Amiga pessoal da família da estudante assassinada, Marilena lembrou que foi a partir da sua morte que as mulheres macaenses se uniram, e um ano depois, conseguiram criar o Conselho Comunitário da Mulher. “Conseguimos transformar a dor pela perda da Pérola em uma bandeira, em uma luta contra a violência”, comentou Marilena.
A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, ressaltou que o espaço é o resultado das políticas que vem sendo implantadas pela Prefeitura desde 2005, quando foi criada a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, hoje transformada em Subsecretaria.
- Neste espaço, teremos todo tipo de atendimento às vítimas de violência, além de continuarmos oferecendo aqui os cursos profissionalizantes que têm ajudado muitas mulheres a saírem da submissão financeira dos maridos e companheiros. Nossa intenção é ampliar o atendimento aos poucos, até conseguirmos funcionar 24 horas, disse a subsecretária.
Emocionada, a família de Pérola agradeceu a homenagem. A mãe da jovem, Edla Bichara Benjamim, afirmou que a inauguração do Centro representa mais um degrau na luta contra a violência.
- A morte da minha filha é uma dor profunda, que nunca vai passar. Ver o nome dela em um centro de atendimento como este é sentir que a mulher macaense agora tem amparo em seus momentos difíceis e que a administração pública criou mecanismos que vão garantir sua defesa e proteção. Só temos a agradecer a homenagem em memória de Pérola, disse Edla.
O Centro de Referência da Mulher conta com hall de entrada, administração, banheiro adaptado para atender as necessidades de portadores de necessidades especiais, cozinha, sala da direção, espaço de investigação, correção, inspeção e informações policiais.
A principal finalidade é orientar e dar apoio às mulheres vítimas de violência. Não somente a violência física, mas também a psicológica - agressão verbal, ameaças, insultos e ironias - que é uma das que mais acontecem.