logo

Prefeitura estreita relações com nova reitoria da UFRJ

20/07/2011 10:00:29 - Jornalista: Carlos Fernandes e Simone Noronha

Foto: Kaná Manhães

Prefeito anuncia início das obras da segunda fase da Cidade Universitária. Contrato será assinado dia 28

A prefeitura de Macaé assina no próximo dia 28, durante as comemorações pelo aniversário do município, o contrato para o início das obras da segunda fase da Cidade Universitária. A informação foi passada nesta terça-feira (19) pelo prefeito Riverto Mussi durante reunião com a nova reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que hoje, junto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass), ocupam a estrutura construída pela prefeitura para o ensino superior.

- Assim como a UFF, a UFRJ sempre foi parceira do nosso projeto de investir no ensino superior, apesar desta não ser uma responsabilidade oficial da prefeitura. Hoje, graças a estas parcerias, Macaé já está se transformando em um pólo universitário. Além de ampliar as instalações da Cidade Universitária, já iniciamos o processo para que o Hospital Público Municipal (HPM) seja também um hospital-escola, que vai atender aos alunos do curso de Medicina da URFJ, comentou o prefeito.

No encontro, o prefeito, o secretário de Educação, Guto Garcia, e o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, conheceram o novo reitor da Universidade, Carlos Levi, e o vice-reitor, Antônio Ledo, eleitos em 2011 para ocuparem o cargo até 2015 em substituição aos professores Aloísio Teixeira e Sylvia Vargas, respectivamente. Também participou do encontro o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares.

A reunião também serviu para que fossem alinhados assuntos ligados à possibilidade de novas parcerias a serem desenvolvidas entre a prefeitura Municipal e a UFRJ, mas principalmente para que fossem anunciadas as novidades que serão postas em prática em breve. É o caso do processo de licitação, já concluído, para a construção de mais dois prédios na Cidade Universitária para abrigar os cursos da UFRJ. No dia 28 de julho, durante o lançamento do programa Planejando Macaé, será assinado o contrato para a construção das novas instalações da instituição. A universidade ainda construirá um terceiro prédio no pólo:

- Vamos construir mais dois prédios na Cidade Universitária. A UFRJ ainda se comprometeu em construir outro prédio lá também. Além disso, está bem encaminhado o projeto para a construção do restaurante universitário para atender aos estudantes, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

Desde julho de 2007, a UFRJ oferece as graduações em Biologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Química e Medicina na Cidade Universitária. Este ano, ainda foram abertas vagas para mais três cursos - Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. E se depender da vontade da prefeitura de Macaé e da reitoria da UFRJ, outros cursos passarão a ser oferecidos na cidade:

- Hoje temos dez cursos gratuitos oferecidos pela UFRJ e outros virão para Macaé porque a tendência é só aumentar. Além do núcleo de ciências biomédicas e tecnológicas, será criado um grande núcleo de humanas que poderá transformar o campus Macaé em universidade de fato, com os diversos núcleos instalados – completou o secretário de Educação.

De acordo com o novo reitor, Carlos Levi, do ponto de vista da Universidade, a dinâmica desenvolvida em Macaé tem sido fantástica. Para ele, as iniciativas promovidas pela prefeitura aliada às atividades realizadas pela UFRJ permitem um resultado otimizado, já que desenvolvendo atividades universitárias, uma série de outras ações também avança, o que é de grande importância para o desenvolvimento não só do município, mas de toda a região:

- Confirmando-se todas as nossas expectativas, os nossos projetos continuam se desenvolvendo, se desdobrando. Esta parceria acaba nos surpreendendo a cada dia porque ultrapassa sempre qualquer expectativa por mais ambiciosa que ela tenha sido planejada. Saio daqui mais satisfeito que nunca – finalizou o reitor.


Fotos Relacionadas