Foto: Divulgação
Projeto prevê um formato diferenciado para oJardim Botânico
Na manhã desta quarta-feira (9), aconteceu a primeira reunião do novo governo para avaliar a criação de um Jardim Botânico no município de Macaé. Caso o projeto seja aprovado, Macaé será a primeira cidade, além da capital, a contar com um espaço de espécies botânicas variadas.
A intenção do governo municipal é que na próxima semana o grupo de trabalho se reúna para analisar qual o melhor formato administrativo para criação do espaço ambiental. O projeto prevê um formato diferenciado, onde a estrutura do Jardim Botânico seja no parque Atalaia, porém, ele será como mosaico, ou seja, com unidades descentralizadas, espalhados por vários pontos estratégicos do município.
A prefeitura de Macaé tem apoio direto do governo federal, facilitando o andamento das ações. O objetivo é dar início aos trabalhos o mais rápido possível, para que a inauguração ocorra ainda este ano.
Jardim Botânico:
Um jardim botânico é normalmente uma área delimitada em meio ao espaço urbano, destinada ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de vegetação, além de empreender pesquisas em Botânica.
Geralmente, os jardins botânicos dispõem de instalações adequadas para a conservação de espécies exóticas que não se adaptam bem ao clima local.