Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (11), a Lagoa já estava 60 centímetros acima do seu nível normal
Por conta das chuvas dos últimos dias, a Secretaria de Ambiente de Macaé está monitorando desde o último domingo (10) o nível de água da Lagoa de Imboassica. Na manhã desta segunda-feira (11), a Lagoa já estava 60 centímetros acima do seu nível normal - 1,43 metro - o que provocou o alagamento da Rua Amphilófio Andrade.
Para que a o problema não se agravasse, a Secretaria de Ambiente – com apoio das secretarias de Obras, Manutenção e Limpeza Urbana – fez uma intervenção com uma retroescavadeira, junto ao vertedouro do Canal Extravasor, na Praia das Pedrinhas, já no município de Rio das Ostras. A medida foi informada à Prefeitura de Rio das Ostras e autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
- Esta intervenção é necessária para reduzir de forma mais rápida o nível da água, evitando assim o alagamento de ruas nos bairros próximos à Lagoa. A ação está sendo toda monitorada, e assim que a Lagoa voltar ao seu nível normal - 80 centímetros – vamos parar com o escoamento da água, explicou o secretário de Ambiente, Romulo Campos.
A intervenção está sendo acompanhada de perto pelo subsecretário de Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, pelo coordenador geral da Secretaria, Fernando Barreto, e pelo coordenador de Recursos Hídricos, Rodolfo Coimbra. Pescador tradicional da Lagoan, Jorge Barcelos, o tio Jorge, também está acompanhando a intervenção.
- Quando a Lagoa ultrapassa o nível de 1,40 metro, já começa a transbordar. A intervenção monitorada junto ao vertedouro ajuda a evitar alagamentos sem prejudicar o ecossistema, comentou o pescador.