Lagoa de Imboassica é uma das prioridades ambientais da prefeitura e é monitorada todos os dias.
O secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, junto com os profissionais da coordenadoria de Recursos Hídricos do órgão, fez uma vistoria na Lagoa de Imboassica na manhã desta quarta-feira (03). O grupo também visitou as obras do canal extravasor, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Ambiente.
Maxwell Vaz ressaltou que a Lagoa de Imboassica é uma das prioridades ambientais da prefeitura e o monitoramento da mesma é realizado diariamente.
- Com o decorrer do trabalho, podemos observar que a fauna silvestre – animais como capivaras, garças, biguás, preás e jacarés – voltou a habitar a lagoa. Isso é muito gratificante, pois é fruto do trabalho diário realizado pela secretaria de Ambiente, enfatizou.
A coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Ambiente, Alessandra Bittencourt, explicou como é realizado o monitoramento diário na lagoa.
- Existem várias formas de monitoramento: controle da fauna e flora, qualidade da água e combate à pesca predatória, através da educação ambiental dos pescadores e da fiscalização ambiental. Todos os dias um funcionário fica na lagoa observando o comportamento da mesma e qualquer mudança os técnicos vão ao local, ressaltou.
Na visita à obra do canal extravasor, o secretário ficou satisfeito com o andamento dos trabalhos.
- Estamos implantando um projeto de sustentabilidade da lagoa, que dará um equilíbrio ecológico no ecossistema, além de proporcionar mais tranqüilidade para as comunidades vizinhas, já que irá resolver o problema dos alagamentos nos bairros próximos, devido ao sistema instalado. É a prefeitura trabalhando para melhor qualidade de vida da população, visando a sustentabilidade para Macaé, finalizou Maxwell.