Prefeitura faz operação para coibir despejo ilegal de esgoto na praia

12/01/2007 17:37:23 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Obras (Semob) e Serviços Públicos (Semusp) deram início na manhã desta sexta-feira (dia 12), a uma operação para coibir os despejos de esgoto clandestino nas Avenidas Atlântica e Nossa Senhora da Glória, no bairro dos Cavaleiros. Foram visitados sete estabelecimentos. Desses, dois foram multados e um notificado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras.

As autuações realizadas nesta operação referem-se aos artigos 227 e 228, do Código Municipal de Meio Ambiente, lei complementar da Lei 027/01. A operação vai ser finalizada na próxima semana. A maior parte das irregularidades identificadas pelos órgãos da prefeitura foram: ligação de esgoto fora do padrão, descarte de esgoto na praia e água de servidão (utilizada em pia, piscina e para limpeza em geral).

Na última terça-feira (dia 09), um comunicado da prefeitura foi encaminhado aos proprietários dos estabelecimentos para regularização do sistema de esgotamento sanitário e ligações clandestinas na rede pública.

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Renato, durante toda a sexta-feira, as equipes inspecionaram e autuaram estabelecimentos onde foram identificaram irregularidades. “Para cada caso aplicamos um procedimento, seja ele, o lacre das saídas indevidas de esgoto ou a eliminação da ligação clandestina”, relatou Carlos Renato.

A medida tem por objetivo preservar a Praia dos Cavaleiros, uma das principais áreas turísticas e de lazer do município, e todo o ecossistema. A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) apoiou a operação em relação à ordenação do trânsito.