Foto: Kaná Manhães
Estudo de gerenciamento fará parte do Plano de Saneamento Ambiental do município.
A Prefeitura de Macaé está finalizando o estudo de gerenciamento do abastecimento de água e esgoto sanitário, que fará parte do Plano de Saneamento Ambiental do município. Nesta sexta-feira (25), foi realizada reunião para a apresentação do trabalho de gerenciamento, coordenada pela equipe técnica do Programa Planejando Macaé, com a participação da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Macaé e da empresa Conen – infraestrutura urbana.
O estudo será submetido à coordenação geral de elaboração do Plano de Saneamento Ambiental formada pela equipe do Planejando Macaé, PAC – Macaé, secretarias de Governo, Obras e Meio Ambiente, Procuradoria Geral, Cedae e Câmara Municipal. Após análise interna, o plano será publicado e haverá chamada para a audiência pública, prevista para a primeira quinzena de dezembro deste ano. O trabalho também estará disponível para consulta no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) a partir do início de dezembro.
- O saneamento ambiental do município de Macaé compõe uma das metas do Planejando Macaé. Estamos trabalhando a conclusão deste estudo com discussões internas junto à equipe técnica responsável pela sua elaboração para levarmos em audiência pública onde será discutida com a população – explicou o coordenador geral do Planejando Macaé e secretário de Governo, André Braga.
Durante a reunião a Conen, empresa que auxiliou a prefeitura na elaboração do plano geral, apresentou o estudo do Plano de Saneamento Básico. A Lei 11.445/07 define diretrizes para os serviços de saneamento básico e institui a Política Nacional de Saneamento Básico, como sendo o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
O estudo compreendeu um levantamento do abastecimento de água e esgoto do município. O manancial principal que abastece a cidade é o Rio Macaé e 73,5% da cidade é hidrometrada pela Cedae, responsável por este serviço. A Esane atende a região serrana com cloração em alguns distritos e Estação de Tratamento de Água (ETA). “Adquirimos 12 filtros e alguns tanques para melhorarmos o contato de cloração nesses locais onde a Esane atende”, explicou Carlos Renato Mariano, representante da Esane.
A sede do município possui três reservatórios: Santa Mônica, com capacidade para três milhões de litros e São Marcos e Nova Macaé, com capacidade de 100 mil litros cada um. A rede de distribuição possui 120 mil metros.
As metas do plano prevêem ações para curto (de um a quatro anos), médio (de quatro a oito anos) e longo prazo (oito anos em diante).
- Em Macaé, o que nos chamou mais a atenção, foi a pluralidade da cidade, do tecido urbano, da cidade que ‘explodiu’ em crescimento. São várias pequenas Macaés, nada dentro de uma sistemática. É uma questão de engenharia – explicou o diretor da Conen, Ernani de Souza Costa.
Participaram da reunião o coordenador técnico do Planejando Macaé, Júnior Patrocínio, o responsável técnico do Planejando Macaé, Marcelo Machado, o coordenador do PAC Macaé, Vladimir Pascoal, e técnicos da Conen.