Prefeitura fomenta qualificação profissional

21/12/2016 11:17:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Cerca de duas mil pessoas foram capacitadas em 2016

Aprimorar as habilidades tem sido fundamental para ocupar um papel de destaque no mercado de trabalho. Em Macaé, a Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab) realiza ações para contribuir com a criação e identificação das demandas de mão de obra no município, ligadas à indústria, comércio, serviços e turismo. Em 2016, cerca de duas mil pessoas foram qualificadas entre os 30 cursos oferecidos. Além disso, foram 4.780 atendimentos para Carteira de Trabalho e Previdência Social, 3.414 emissões de Carteira de Identidade e, ainda, 31.296 cadastros de empregos.

A ideia é realizar políticas públicas com intuito de articular medidas, econômicas e sociais, geradoras de oportunidade de trabalho e renda, que minimizem os efeitos de ciclos econômicos.

De acordo com o diretor presidente, Humberto Mattos Assumpção, outro intuito é estimular a diversificação da economia, grupos produtivos e empreendimentos de economia solidária. "Todas as nossas ações buscaram reorganizar os processos de produção, comercialização, consumo, financiamento e desenvolvimento tecnológico com vistas à promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador e sua inclusão social", acrescenta.

Os cursos da Agetrab são de formação inicial e continuada que visam capacitação rápida. A duração varia de acordo com as especificidades de cada caso. As capacitações são realizadas pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

No ano de 2016, a Agência promoveu atividades de educação profissional com qualificação em diversos eixos tecnológicos. O objetivo foi proporcionar a geração de renda com os seguintes cursos como: almoxarifado onshore e offshore; assistente administrativo; assistente de logística; auditor interno das normas ISO 9001, ISO14001 e OHSAS 18001; auxiliar de laboratório de análises clínicas; bombeiro hidráulico; cabeleireiro avançado; caldeireiro; design de sobrancelha; garçom; gestão integrada de SMS e gerenciamento de qualidade; informática avançada; soldador.

Parceiras

Para realização de cursos nos eixos tecnológico, de produção cultural e design; tecnológico, de ambiente e saúde - beleza; tecnológico de gestão e negócios, a Agetrab tem parcerias com órgãos da prefeitura e empresas. Entre eles: Centro de Convivência do Idoso, Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Projovem, Escola Municipal Maria Isabel Damasceno, Colégio Municipal Professor Samuel Brust, Escola Municipal do Botafogo, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, Empresa RT LEA, Empresa Porto Serviços, Liga Beneficente Asilo Casa do Idoso e Casa do Caminho.

Em parceria com instituições, os alunos de alguns cursos experimentam vivências em ambientes profissionais.

Beleza Itinerante

A Agetrab promove, ao longo do ano, diversos eventos com as turmas dos cursos de beleza, por todo o município. O Beleza Itinerante atende à comunidade com serviços de corte de cabelo, escova, manicure e maquiagem, proporcionando vivência prática para os alunos e atendimento à comunidade.


Fotos Relacionadas