Foto: Robson Maia
Parceria entre prefeitura e UFRJ está consolidada e com projetos de ampliação
A consolidação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé foi tema do encontro do prefeito Riverton Mussi com o reitor Carlos Antônio Levi, nesta terça-feira (19), no gabinete. A parceria entre a prefeitura e a universidade cresce e obtém resultados como a nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do MEC para o curso de Biologia, promovido na Cidade Universitária.
- Desde que nos reunimos com todas as universidades públicas logo no início da implantação da Cidade Universitária, pensamos em transformar Macaé na cidade do saber para oferecer aos nossos jovens a oportunidade de estudar na cidade. Hoje temos êxito no projeto e a parceria com a UFRJ amplia ações como a cessão do terreno para a implantação da Clínica da Família, em parceria com a universidade, que será importante para o curso de Medicina e os demais na área de saúde – detalhou o prefeito.
A reunião, que contou com a presença da Superintendente da Interiorização da UFRJ, professora titular Maria Antonieta Tyrrell e do diretor do campus da UFRJ em Macaé, Gilberto Dolejal, também tratou das melhorias em andamento para o curso de Medicina. A implantação do hospital escola em parceria com o Hospital São João Batista, a obra no Hospital Público Municipal (HPM) e a parceria com o Instituto Médico Legal (IML) foram conversadas.
- Outro projeto que estamos estudando é a implantação de uma farmácia escola, de manipulação, que seria importante para os acadêmicos de Farmácia aplicarem na prática seus conhecimentos – ressaltou Riverton.
A superintendente da interiorização da UFRJ, professora titular Maria Antonieta Tyrrell, informou mais uma conquista com a parceria: a conclusão do curso de atualização sobre políticas públicas de saúde para 60 enfermeiros prioritariamente de Macaé, do HPM, das unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF) e servidores do Hospital da Serra. “Mas também houve vaga para Carabepus, Quissamã e hospital de Barra de São João. Formamos 60 profissionais e agora foi solicitada a parte prática nos hospitais e ESFs”, observou a professora.
Segundo o reitor da UFRJ, o objetivo da reunião foi atualizar as ações e os estágios de compromissos entre prefeitura e universidade. “Como sempre, confirmamos nossa expectativa, que as ações estão sendo executadas e o cronograma, com pequenas alterações, está mantido. Estamos todos nós de parabéns, o projeto é importante para a universidade e Macaé”, observou Levi.
Participaram da reunião o vice-presidente da Funemac, Robério Dias, a procuradora geral Maria José Quintanilha, o diretor do Nupem, Francisco Esteves, o subcoordenador da Câmara Permanente de Gestão, Jorge de Britto.