Foto: Robson Maia
Duplicação da RJ-106 foi um dos temas debatidos durante reunião do Prodesmar na Petrobras UO-BC, nesta segunda
A boa relação do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, com o governador Sérgio Cabral vai garantir mais uma obra de grande porte em Macaé: a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) entre o trevo da Praia Campista e o trevo da Cancela Preta. Inicialmente previsto dentro do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) - uma parceria entre prefeitura, governo do Estado e Petrobras - o projeto será executado agora apenas pelo governo do Rio.
-Houve um entendimento entre os governos municipal e estadual e o Estado vai assumir integralmente a obra, uma vez que a Lei Eleitoral impede transferência de recurso neste período - informou o prefeito. O assunto foi um dos temas debatidos durante reunião do Prodesmar na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras Bacia de Campos, na manhã desta segunda-feira (2).
Participaram da reunião o Gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC, Lincoln Weinhardt, o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Jorge de Brito, o presidente da Empresa Municipal de Iluminação Pública, Tadeu Campos e o presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), Edmilson Jório.
O prefeito Riverton Mussi, que entra no último semestre de seu governo, comemorou o sucesso do Prodesmar. "Desde que assumimos o governo, buscamos a parceria, tanto com o governo estadual, quanto com o governo federal e a Petrobras. E um dos programas de sucesso foi o Prodesmar, em ações como a qualificação profissional não exclusiva à cadeia do petróleo, em parceria com o nosso Centro de Educação Tecnológica e Profissional, e o sistema de monitoramento por câmeras e despacho de viaturas, com o novo 190", ressaltou o prefeito.
Outros projetos dentro do Prodesmar, como o Planejamento Estratégico Norte-Noroeste Fluminense e a melhoria operacional do Corpo de Bombeiros foram tratados na reunião. A subsecretária de Planejamento do governo do Estado, Cláudia Uchôa, detalhou o andamento da implantação do Planejamento Estratégico Norte-Noroeste Fluminense.
- Todos os projetos dentro do Prodesmar foram concluídos com sucesso ou estão em andamento. O Prodesmar é um programa de relacionamento da Petrobras com o poder público, por meio da prefeitura de Macaé, cidades vizinhas e o estado, e não tem prazo para terminar - explicou o Gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC, Lincoln Weinhardt, acrescentando que um dos pontos relevantes foi a confirmação da importância da metodologia de gestão de projetos.
Segundo o presidente do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), Edmilson Jório, o Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT/32), que faz parte do Sistema de Monitoramento, a instalação de 28 câmeras na primeira fase do projeto com outras 20 na segunda fase, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, contribuem para a queda nos índices de violência. "E agora, com o Pronasci, teremos o Observatório de Segurança Pública", informou. O gerente de projetos da CPG, Juvêncio Papes, também participou da reunião.