Foto: Robson Maia
Reunião aconteceu nesta terça-feira (22) no gabinete do prefeito
A mudança na capacitação profissional dos munícipes ganhou fôlego em Macaé com a implantação da Cidade Universitária, feita no governo Riverton em 2007. Para garantir a concretização da interiorização da Universidade Federal Fluminense (UFF), o prefeito Riverton Mussi e a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, se reuniram nesta terça-feira (22) com o reitor da UFF, Roberto Salles, no gabinete.
O prefeito lembrou que já foi assinado o convênio de cooperação técnica, científica e educacional com o objetivo da fixação do campus da UFF na cidade: a universidade está presente na Cidade Universitária com os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis.
- Nosso objetivo é deixar um legado de aprendizagem em Macaé, levando aos moradores da cidade uma oportunidade de ensino qualificado, criado pela democratização do ensino - ressaltou Riverton, acrescentando que a prioridade da prefeitura é o Ensino Fundamental, mas o Ensino Superior e o Técnico Profissionalizante são diretrizes fundamentais para o processo de aprendizagem.
- Temos cerca de 35 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, mantemos 107 escolas, sendo 33 de horário integral. Na educação profissional, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional qualificou em três anos 14.785 pessoas; a Cidade Universitária possui cursos da UFF, UFRJ e FemaSS, nossa universidade municipal gratuita, e queremos ampliar, inclusive os cursos de pesquisa e extensão – pontuou o prefeito.
A vice-prefeita Marilena Garcia avaliou que a prefeitura aumenta a oportunidade de ensino para o munícipe com a consolidação das universidades públicas. “Essa é a verdadeira democratização do ensino: disponibilizar para os moradores as condições de estudar e fixar capacitação profissional”, observou.
Prefeito, vice e reitor conversam sobre cursos tecnólogos
Tendência em universidades, os cursos tecnólogos – de duração de cerca de dois anos, com diploma de nível superior – foi um dos assuntos discutidos na reunião. Segundo o reitor da UFF, Roberto Salles, a parceria com a prefeitura resultou na disposição da Universidade de concretizar a interiorização.
- Nossa intenção é enraizar cada vez mais em Macaé, inclusive com a possibilidade de ampliar com curso de tecnólogo. Uma cidade que tem muitas empresas necessita de um curso desse porte. É um curso de curta duração, de dois anos e o profissional é de nível superior. Estamos fazendo o projeto para apresentar ao prefeito e reafirmar nosso compromisso com a municipalidade – disse o reitor, que elogiou a estrutura da Cidade Universitária.