logo

Prefeitura implementa ações no programa da macrodrenagem

10/12/2012 14:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, está realizando ações para melhorar a operacionalidade das obras de macrodrenagem que beneficia os bairros Miramar, Visconde de Araújo, Sol Y Mar, Riviera, Novo Horizonte e outros. A ideia é aumentar a vazão da elevatória Télio Barreto, que bombeia a água do Canal Fábio Franco, com uma vazão de 4,5 mil litros por segundo até o Rio Macaé. A proposta é evitar o acúmulo de lixo nas bombas, o que reduz o escoamento.

Segundo o fiscal da obra, Sérgio Santos, o órgão continuará em alerta para as próximas chuvas. Outra medida é o monitoramento dos canais Fábio Franco e Evaldo Costa, receptores das águas.

- Medidas estão sendo tomadas para evitarmos alagamentos, mesmo em caso de chuvas acima do previsto. As que ocorreram no município de Macaé no fim do mês de novembro, causando alagamento em várias ruas beneficiadas pelo projeto de macrodrenagem, tiveram como grande causa a grande o índice pluviométrico acima do previsto para um intervalo de projeto de 20 anos, ou seja, maior que 26 milímetros por um período de uma hora, disse o fiscal.

De acordo com informações da Secretaria de obras, já foram realizados cerca de 40% das obras. O programa Água Limpa conta com um investimento de R$ 277 milhões, porém, até o momento foram aplicados aproximadamente R$ 130 milhões. Os demais recursos serão utilizados em outras fases das obras.

- Ainda precisamos realizar a microdrenagem nas ruas Jonas Mussi, Água Marinha e Argentina, localizadas no Sol Y Mar e, ainda, em bairros como Miramar, Campo do Oeste, Novo Horizonte e Riviera, acrescentou Sérgio Santos.