No Dia Internacional da Biblioteca Escolar quem ganhou o presente foi Macaé e os estudantes do município. Nesta segunda-feira (24) a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, inaugurou a Biblioteca Terra, na sede da secretaria, localizada na Rua da Igualdade, 537, Bairro Imbetiba.
O secretário de Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, explicou como surgiu a ideia de criar a biblioteca.
- A secretaria tinha em cada setor livros de pesquisa para os técnicos e aos poucos percebemos que estávamos formando um arquivo especializado e totalmente técnico. Nós resolvemos juntar todo esse acervo na nossa sala de reunião, compramos estantes e também recebemos algumas doações de livros. Hoje temos cerca de 800 títulos e por que não abrir esse espaço para estudantes e pesquisadores da área? Então hoje estamos aqui inaugurando essa pequena biblioteca, mas acreditamos que ela será muito útil para os estudantes do município, enfatizou Maxwell.
O secretário afirmou que além de poder consultar os livros, os pesquisadores também terão a oportunidade de consultar técnicos da área, caso os livros não sejam suficientes para a pesquisa.
- Hoje a secretaria tem engenheiros ambiental, agrônomo e químico, além de biólogos e outros profissionais que os estudantes poderão ter contato para tirar suas dúvidas, disse.
O secretário do Acervo do Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meirelles, enfatizou a importância de ter uma biblioteca voltada para o meio ambiente.
- Macaé está muito impactada e a biblioteca especializada é de extrema importância. Também temos uma biblioteca especializada no Solar dos Mellos, onde recebemos muitos pesquisadores. Acredito que aqui a procura também será muito grande, afirmou.
A diretora da Biblioteca Municipal Central Télio Barreto, Judith Maria Tinoco Carneiro, disse que o acervo da Biblioteca Terra irá complementar o acervo da Biblioteca Central.
- Sempre é um prazer inaugurar uma biblioteca principalmente com conteúdos que irão complementar o nosso, já que nós não temos títulos com esses conteúdos, voltados para a pesquisa técnica do meio ambiente. Esperamos que este acervo cresça e que torne referência para os pesquisadores, disse Judith, que representou a secretária de Cultura, Sheila Poly.
Lília Kátia da Cruz Almeida e Márcia Alfradique representaram a Secretaria de Educação no evento. Elas frisaram que a partir da disponibilidade do acervo, o município e os estudantes ganham mais um valioso meio de pesquisa, principalmente quando os alunos podem consultar profissionais capacitados na área.
O vereador Igor Sardinha também compareceu ao evento e aprovou a iniciativa da prefeitura.
- Todo material compartilhado com a sociedade é muito importante. Acho que esta atitude deve servir de exemplo para outras secretarias, para que elas também possam criar seus espaços de pesquisa. Acredito que a Biblioteca Terra será importante para o fomento da educação ambiental, discursou.
O responsável pela biblioteca na secretaria, professor Ismar de Oliveira Valadão, contou como foi montar o acervo.
- Quando o Maxwell me convidou para organizar a biblioteca eu adorei a ideia, mas nunca tinha feito nada parecido. Já havia sim organizado salas de leitura em escolas que eu trabalhei no município e também ajudei a organizar algumas dentro de escolas, mas não sabia como ia começar essa aqui. Então eu fui até a biblioteca Télio Barreto, conheci a Judith e lá eles me deram várias dicas, que resolvi implementar aqui e deu certo, revelou.
No fim do evento, o secretário Maxwell Vaz doou um livro de geologia à biblioteca. As pessoas que também quiserem contribuir com alguma obra à Biblioteca podem fazer a doação na Secretaria de Ambiente.
A Biblioteca Terra funcionará de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e segunda, das 11h às 12h.