logo

Prefeitura inaugura Centro de Referência de Assistência Social do Trapiche

17/03/2012 13:36:58 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Unidade terá programas como o Pró-Vida para crianças de seis anos a adolescentes de 15 anos e o Coletivo do Pró-Jovem, para jovens de 15 a 17 anos

O desenvolvimento social e humano da família moradora de Macaé foi defendido pelo prefeito Riverton Mussi durante inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no distrito do Trapiche, na manhã deste sábado (17). O Cras começa a funcionar na segunda-feira (19), ao lado do Conselho Tutelar, e disponibilizará programas como o Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Pró-Vida para crianças de seis anos a adolescentes de 15 anos e o Coletivo do Pró-Jovem, para jovens de 15 a 17 anos.

- Nem sempre a grande obra é o mais importante, mas sim investir no ser humano – afirmou o prefeito, que lança junto com o governador Sérgio Cabral na quinta-feira (22) o Programa Renda Melhor. Junto com o Renda Mínima Municipal, o Renda Melhor vai beneficiar cerca de cinco mil famílias em transferência de renda direta.

A regularização fundiária do Nova Esperança, a obra de infraestrutura e construção das unidades habitacionais no bairro, dentro da parceria com o governo federal; os programas Bolsa Universitária e Bolsa Estágio; a redução da passagem de ônibus para a Região Serrana; a gratuidade da FemaSS, a faculdade municipal, foram citados pelo prefeito como exemplos de projetos focados no cidadão.

- Estamos construindo a Escola Técnica do Campo, de nível técnico, que vai dar oportunidade de qualificação para os jovens; vamos iniciar a obra que liga o Frade ao Sana, construir um grande calçadão entre Óleo e Glicério, além da obra do cemitério do Frade – enumerou o prefeito.

Riverton anunciou que outra intervenção na serra será o ônibus ligando o Frade ao Sana dentro da passagem única. “A parceria com o governador Sérgio Cabral para a recuperação dos 29 quilômetros da estrada que liga a BR-101 ao distrito de Glicério, a RJ-162 foi outra parceria que deu certo para a região serrana”, ressaltou.

O impacto social causado pelo crescimento acelerado de Macaé foi citado pelo vereador Júlio César de Barros. “Macaé investe alto no social e o Centro de Referência é um ‘braço’ do poder público que ajuda a identificar os problemas e buscar a solução”, opinou o vereador, que comemorou a conquista de um ex-morador da Pousada da Cidadania no concurso público promovido pela prefeitura. “Nós acolhemos esse cidadão, demos condições de ele estudar e ficamos felizes em ele ter obtido o quarto lugar no concurso”, contou.

Centro de Referência vai atender à Região Serrana

O Centro de Referência de Assistência Social do Trapiche, inaugurado neste sábado, vai atender a todos os distritos da Região Serrana. É a primeira vez que o projeto chega à localidade. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, responsável pelas ações do Cras, a prioridade do programa é a garantia dos direitos do cidadão.

- Trabalhamos a base familiar, a inserção dos jovens como profissionais capacitados. Para isso, uma equipe multidisciplinar realiza o trabalho humanizado. O Cras tem capacidade de atendimento de até cinco mil famílias, detecta situações de risco social e está ligado às necessidades completas do cidadão – definiu.

Para o secretário de Governo, André Braga, a busca do poder público municipal em promover a assistência social completa da família, em projetos integrados como os do Centro de Referência em Assistência Social, tira o cidadão do risco social. “Nosso papel é acolher o cidadão e garantir sua inserção na sociedade. Isso se faz com o cuidado com a família, com a qualificação profissional, com o tratamento adequado desde o pai de família ao adolescente, passando pela gestante, pela pessoa com necessidade especial e o idoso. O governo deve garantir o direito à cidadania e à dignidade da família”, comentou.

André mencionou que obras com foco no cidadão, como a construção da creche em Córrego do Ouro, a escola de 12 salas de aula na Bicuda, com biblioteca, auditório, sala de informática, campo de futebol, são importantes intervenções na Região Serrana para se atingir o objetivo de impulsionar melhorias para a família.

Participaram da inauguração secretários, a coordenadora do Cras, Rosemere Daudt; a coordenadora geral do Conselho Tutelar, Anete da Silva; o gestor do Fundo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco Afonso, e a comunidade em geral.


Fotos Relacionadas