Foto: Ana Chaffin
As inaugurações das ETEs dos distritos de Glicério e do Sana acontecem nesta quarta-feira
A Prefeitura de Macaé entrega, nesta quarta-feira (19), à região serrana as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Glicério e do Sana. Atendendo a meta de sanear todo município até 2015, o prefeito Dr. Aluízio inaugura essas estações que representam grande benefício à população dos respectivos distritos, para o ambiente e para os meios hídricos desta região importante para o desenvolvimento do turismo de Macaé.
As obras, que tiveram início neste ano, foram realizadas sob a responsabilidade da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) que cuida das ações de tratamento de água e esgoto na serra macaense. A inauguração acontece nesta data em comemoração ao Dia Mundial do Saneamento Básico.
A construção das estações representa muito para os rios Sana, São Pedro e Macaé e dezenas de pequenos mananciais que cortam a serra. O custo das obras é minimizado pelo bom investimento econômico que representa o saneamento, reduzindo inclusive gastos com a saúde pública.
As ETEs de Glicério e do Sana funcionam nos três níveis de tratamento, primário, secundário e terciário. As novas estações substituem as antigas existentes que não atendiam mais ao crescimento dos distritos. As partes aproveitáveis das antigas serão instaladas em localidades menores da serra que ainda não têm tratamento do esgoto.
As novas estações ficam em áreas centrais, são iguais, estão pintadas de azul, têm formato retangular - com 12 metros de comprimento, seis de altura e seis de largura. Foram construídas com placas de aço 1020 em revestimento de fibra de vidro, para evitar a corrosão normal do efluente e dar maior durabilidade. Elas possuem a mesma tecnologia da ETE do Mutum, que está em pleno funcionamento na cidade. Cada uma tem vazão 5,0 litros de esgoto por segundo (l/s), podendo ser aumentada para 9,0 litros por segundo, para acompanhar o crescimento dos distritos. Contam com para-raios e queimadores de gás metano resultante do processo de tratamento do esgoto.
O esgoto que chega recebe tratamento e é devolvido aos mananciais com quase 100% de pureza. Com ligações residenciais/comerciais, as novas ETEs já operam removendo a matéria orgânica, nitrogênio e fósforo, recebendo cloreto férrico e ultravioleta, para maior proteção aos corpos hídricos. O efluente final comprova a eficiência das estações. Está claro, sem cheiro, resíduos ou sujeiras.
De acordo com o presidente da Esane, Marcos Muffareg, a construção das estações é bem recebida pelos moradores de Glicério e do Sana, por representarem um avanço do município no saneamento básico. Muffareg acrescenta que a prefeitura, por meio da Esane, realizará outras ações de saneamento na serra, visando tratar a água e o esgoto da região, com ações já aprovadas que devem começar no início de 2015.