Foto: Robson Maia
Escola possui 1.152 metros quadrados de área construída
Trezentos e vinte alunos vão estudar por turno na Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, inaugurada nesta sexta-feira (28) no distrito de Córrego do Ouro pelo prefeito Riverton Mussi e a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia. São 1.152 metros quadrados de área construída para que alunos se qualifiquem no Ensino Médio e cursos profissionalizantes.
- Nosso Cetep vai disponibilizar os cursos profissionalizantes, conduzindo o processo de qualificação. E no futuro, tenho certeza que a escola poderá ser ampliada para acrescentar o perfil da Cidade Universitária, com cursos de graduação relacionados ao agronegócio - destacou o prefeito, lembrando que quando assumiu o governo municipal, apenas 1,5 mil alunos cursavam Ensino Superior e hoje esse número subiu para 20 mil, entre universidades públicas, como a municipal - Femass - e particulares.
Para Riverton, ações de educação como a implantação do Colégio de Aplicação, com 400 alunos; a escola em tempo integral, presente em 33 unidades e a qualificação profissional oferecida pelo Cetep, que já capacitou cerca de 18 mil pessoas, fortalecem o crescimento socioeducacional do cidadão. "O próximo prefeito terá mais espaços públicos e menos alugados com as novas unidades escolares que vamos entregar até o final do ano", citou.
De acordo com Marilena Garcia, essa é a primeira de uma série de inaugurações de escolas até dezembro. "Vamos fazer uma rota de entrega de 11 novas escolas, incluindo escolas dos bairros Lagomar; Bicuda; Cajueiros, Novo Horizonte; Recanto da Lagoa, Vila Badejo, Barreto, Praia Campista, entre outras. Existem creches que estão sendo construídas dentro do Orçamento Participativo que também vamos entregar", afirmou a vice-prefeita, ressaltando que a gestão da atual administração é marcada pela qualificação educacional e o reconhecimento dos profissionais da educação, que ganharam o Plano de Cargos, além de cursos, inclusive de graduação.
O diretor da Escola Técnica Municipal, Sebastião Carlos de Menezes e a diretora do Cetep, Waleska Freire, informaram que serão disponibilizados cursos de NR 10, Técnicas Básicas de Administração e Logística e Noções de Segurança do Trabalho.
Na solenidade de inauguração, membros da família de Natálio Salvador Antunes, como a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, Paula Antunes, Paulo Fernando, Camila Antunes, Júlio Antunes, Júlia Antunes e André Luiz, entre outros, contaram a história de vida de Natálio e receberam uma homenagem.
- Natálio nasceu em Portugal, veio para Macaé em 1951, foi vereador por quatro mandatos na época em que vereador não recebia salário e desenvolveu uma grande atuação voltada para a economia rural, sendo imortalizado pelo seu trabalho - contou André Luiz, esposo da neta Natália Antunes.
Escola possui oito salas de aula
A Escola Técnica Municipal possui oito salas de aula, dois laboratórios, diretoria, sala de professores, refeitório, recepção, cozinha, dispensa e outros. A estrutura possui total acesso para cadeirantes e disponibilidade de reserva de 133 mil litros de água.
A importância da estrutura montada na escola foi destacada pelo presidente da associação de moradores de Córrego do Ouro, Cremildo Coutinho. "Será fundamental para a qualificação profissional dos nosso jovens", comentou.
Para as estudantes da sétima série do Colégio Municipal Pedro Adami, Ágata Mota, de 13 anos; Juliana Marcondes, de 13 anos; Rebeca Paisante, de 13 anos; Raiana Santana, de 13 anos, a Escola Técnica Municipal representa um desenvolvimento para a educação na região serrana. "Poderemos nos qualificar perto de casa", observou Ágata.
Participaram da inauguração o secretário do Interior, Delorme Ramos; a presidente de honra dos grupos da terceira idade, Margarida Ramos; a subsecretária do Idoso, Marli Reis; o secretário de Obras, Tadeu Campos; de Agroeconomia, Darlin Grativol; o presidente do Fumdec, Francisco Navega, entre outros.