Prefeitura inaugura novo posto Saúde da Família na Bicuda

09/03/2012 09:37:27 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Inauguração está marcada para às 10h. Posto foi uma solicitação da comunidade.

Após passar por obras de reforma, o prédio da unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do distrito da Bicuda Grande, em Macaé será inaugurado neste sábado (10), às 10h. A solenidade contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso. Hoje, 100% da região serrana é coberta pela Estratégia de Saúde da Família.

O secretário ressaltou que a reforma e adequação das instalações da unidade era um anseio da comunidade e que foi prontamente atendido pelo prefeito. “Estamos reafirmando o compromisso da gestão municipal pela qualidade do atendimento na rede de saúde”, disse, acrescentando que outras estão sendo planejadas, para facilitar o acesso da população a serviços de qualidade.

- Em recente visita da equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde ao município, foi sinalizada a instalação de um Centro de Imagem no antigo Hospital do Sase. Além de exames como tomografia, ressonância e mamografia, será instalado no local um laboratório e uma unidade de atendimento oncológico com serviços de quimioterapia e radioterapia. Todo este serviço será credenciado pelo estado com verba extra-teto, afirmou.

Durante visita esta semana nos distritos e localidades próximas à Bicuda Grande, o prefeito disse que irá implantar um pronto socorro no local. “O projeto é transformar o prédio da antiga escola na nova sede do ESF e num pronto socorro e a atual sede da unidade de saúde abrigar um posto do Departamento de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar”, completou.

A população é atendida por uma equipe multiprofissional composta por médico clínico geral, enfermeira, técnico de enfermagem, atendente para acolhimento do público, fisioterapeuta, dentista, agentes comunitários de saúde (ACS) e equipe de apoio. O atendimento da ESF é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h.