Foto: Ana Chaffin
Localizado na Praça Jorge Mussi de Barcelos, o parque conta com mais de 12 mil metros quadrados
O Parque do São Marcos, um novo espaço de lazer, esporte e convivência no bairro São Marcos foi inaugurado, neste domingo (12), em comemoração ao Dia das Crianças. Uma vasta programação gratuita marcou a data com atividades culturais, esportivas e recreativas. Durante a cerimônia, o prefeito Welberth Rezende destacou a importância da obra.
Localizado na Praça Jorge Mussi de Barcelos, o parque conta com mais de 12 mil metros quadrados e estrutura completa com playground, quadras poliesportivas e de areia, academias ao ar livre, incluindo uma voltada à terceira idade, ciclovia, área para piqueniques e um deck voltado para o lago natural preservado. O espaço também inclui áreas de convivência, local para eventos, parque para cães, estacionamento e acessibilidade.
“É com grande alegria que celebramos este momento, a inauguração desta bela praça, justamente no Dia das Crianças. O espaço é estruturado como um parque, que valoriza o meio ambiente e reforça o compromisso da prefeitura com o bem-estar da população. Preservamos o lago existente, uma nascente natural do bairro. Gostaria de expressar minha gratidão, pois reconheço que nenhuma conquista é individual. Somos uma equipe, e o progresso de nossa cidade é fruto dessa parceria e união”, afirmou Welberth.
Felipe Barcelos, filho do homenageado que deu nome à praça, falou sobre a conquista do pai.
"A dimensão desta área, em termos de infraestrutura, supera o estádio do Maracanã. Desde 2021, o governo tem impulsionado a alegria e a convivência familiar entre crianças, jovens, adultos e idosos. Além da obra em si, é fundamental ressaltar a valorização do bairro São Marcos. Uma iniciativa como esta pode valorizar os imóveis em até 40%. Assim, seguimos avançando”, disse Fabiano.
O parquinho infantil recebeu o nome da pequena Ana Luz Malta, em homenagem póstuma a uma moradora do bairro, cuja família agradeceu emocionada a lembrança. “Minha filha vive agora em cada sorriso das crianças que brincam neste parque”, disse Ludmilla Malta, mãe da homenageada.
“Adquirimos esta área no início da década de 1990, e, inicialmente, não compreendemos totalmente a visão de nosso pai. Tínhamos apenas uma bela vista da lagoa, enquanto o restante era coberto por vegetação. Contudo, sua visão empreendedora, sua crença em Macaé e sua paixão por empreender na cidade desde sempre, resultaram no que vemos hoje: um bairro exemplar, entregue à população. Este espaço de lazer, fruto da colaboração do prefeito, dos vereadores e de toda a estrutura da prefeitura e secretarias, representa um orgulho para nossa família. Em nome de todos os meus familiares, manifesto nossa gratidão ao prefeito e a todos os envolvidos na realização deste sonho”, disse.