A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a Receita Federal e a Associação de Moradores da Malvinas, inaugurou nesta quarta-feira (21), pela manhã, a primeira Lan House Pública com estrutura de máquinas caça-níqueis. O espaço fica localizado no Complexo Poliesportivo e Social Malvinas.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades do município, que elogiaram a iniciativa. “Acho este projeto espetacular, principalmente agora que, através deste acordo com a Receita Federal, estão sendo aproveitadas não só as peças, mas também as carcaças das máquinas caça-níqueis. A secretaria está de parabéns e tenho certeza que esta lan house atenderá as necessidades da população, tirando os nossos jovens das ruas”, ressaltou o vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Antunes.
O Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, que representou o Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, durante o evento, lembrou que a parceria com a Receita Federal foi firmada há mais de um ano. “Antes nós aproveitávamos apenas as peças, mas percebemos que poderíamos também aproveitar as carcaças. Esta Lan House foi montada atendendo a uma solicitação da Associação de Moradores, que nos procurou porque viu a importância desse espaço para os jovens. Aqui, além do acesso à internet, pretendemos oferecer cursos de informática para a inclusão digital da população daqui do bairro”, comentou.
O presidente da Associação de Moradores das Malvinas, Uelington da Silva e Souza, o Juvenal, agradeceu a secretaria pela parceria firmada. “Há alguns meses procuramos o Guto na secretaria para pedir a lan house e ele nos atendeu. Essa Lan House vai ser muito boa porque vai ocupar nossas crianças e adolescentes, tirando-as das ruas”.
Também compareceram ao evento os vereadores Gilso Machado e Luis Fernando Pessanha; o assessor da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Eduardo Jardim; a Procuradora do Município Bia Cooper; representantes da Macprev, entre outros.
Esta é a 21ª Lan House Pública em funcionamento. No dia 27, às 16h, será inaugurada a Lan House Pública do Lagomar, na Avenida W5, nº 247.
Parceria com a Receita Federal
A doação do material, realizada pela Receita Federal, faz parte do convênio de educação fiscal, firmado com o município, onde todo o material apreendido é utilizado em benefício da população.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, lembra que as empresas que tiverem interesse também podem fazer parceria com a secretaria. “Quem quiser nos ajudar a disponibilizar mais pontos de acesso gratuito à internet pela cidade, promovendo a inclusão digital de centenas de pessoas, pode colaborar tanto com os custos de implantação quanto de manutenção”.
As empresas que tiverem interesse, além de realizar a doação de equipamentos para a reciclagem, podem adotar uma lan house pública, através do financiamento de mão de obra, hub/switch, infraestrutura/cabeamento, ar-condicionado, mobiliário, material de limpeza/ manutenção, material de escritório. As empresas podem ainda colaborar com o aluguel de computadores, bolsas dos monitores, link de adsl ou rádio, bolsa desemprego e seguro total.