Foto: Divulgação
O evento reuniu adolescentes e responsáveis no Paço Municipal, nesta quarta-feira (8).
O Programa Nova Vida, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, incluiu nesta quarta-feira (8), no Paço Municipal, mais 46 jovens para atuarem em diversos setores da administração municipal. O evento, que reuniu os adolescentes e seus responsáveis, foi aberto pela coordenadora Kátia Valente e contou com a presença da secretária Vânia Deveza e da subsecretária da Mulher Rosaly Chaloub.
A secretária Deveza acolheu os jovens e seus familiares, dando as boas vindas ao Programa.
- A partir de agora vocês começam a fazer parte de um projeto que na realidade é o primeiro emprego, pois oportuniza o aprendizado para uma futura profissão e para o mercado de trabalho. Isso significa que além da renda o objetivo é a qualificação. Nós não daremos o peixe, mas a vara para pescar – disse Vânia.
Durante todo o dia os adolescentes, a maioria em situação de vulnerabilidade social, foram treinados para entender a dinâmica do programa.
- Estamos trabalhando para atingir a meta de 500 adolescentes, conforme preconiza a Lei 2606/2005, que rege o programa, oferecendo oportunidade de estágio aos jovens residentes em Macaé. Eles estão sendo treinados antes de iniciarem o estágio para poder entender a dinâmica do projeto, que possui direitos e deveres, como é o caso da evasão escolar, pois um dos requisitos é que eles têm que estar bem na escola para continuarem no programa – explicou a coordenadora.
Na ocasião, foram abertas as contas para o pagamento da bolsa estágio, no valor de meio salário mínimo, leitura e esclarecimento do Regimento do Programa Nova Vida e assinatura do termo de compromisso para o responsável e jovem atendido.
A meta do Programa Nova Vida é a formação do jovem de 14 a 17 anos e 11 meses de idade, incentivando-os a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento conforme preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo o Regimento do Programa Nova Vida, o adolescente deverá entre outras coisas, estagiar quatro horas diárias, estabelecendo horário conforme encaminhamento (segunda à sexta-feira). O adolescente com cinco ou mais faltas consecutivas ou intercaladas no mês, sem justificativas, será chamado para o atendimento com a equipe técnica, que avaliará sua situação, podendo ser desligado. O desempenho do adolescente será avaliado pelo responsável do setor de trabalho, considerando; pontualidade, assiduidade, asseio, participação, interesse e simpatia no relacionamento com os colegas de trabalho.