A Prefeitura de Macaé, seguindo orientações do prefeito Dr. Aluízio, saiu à frente de outros municípios e começou, nesta semana, a traçar estratégias da formulação de Políticas Públicas para Animais. Para dar início ao planejamento, promoveu-se o primeiro encontro com representantes da Secretaria de Saúde, Gabinete do Prefeito, Agroeconomia e Ambiente.
Na reunião, realizada na Secretaria de Saúde, quarta-feira (6), foram discutidas as ações com relação aos animais soltos na área urbana do município. A parceria com o curral Itambi, localizado no município de Itaboraí, desde a gestão passada, será mantida para continuar abrigando animais de grande porte, como por exemplo, cavalos.
Conforme informações da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para reaver o animal apreendido, o proprietário terá que pagar uma multa diária no valor de R$ 30. Caso o proprietário não tenha condições de efetuar o resgate, o animal será levado a leilão. Uma nova reunião definirá, em breve, uma visita técnica até o local para verificar de perto as condições do curral. Limpeza, acomodações dos animais, e a forma como os animais são tratados são analisados, de acordo com o que é determinado pela lei.
Outro ponto preocupante se refere à esterilização. Estima-se que se isso não acontecer, a população de gatos e cães pode chegar a triplicar daqui a 10 anos. De acordo com os técnicos presentes na reunião, para resolver o problema é necessário intensificar o trabalho de conscientização, mobilizando inclusive as Ongs que tratam de animais no município, para envolvê-las neste processo.
Um novo encontro será realizado em breve, para dar continuidade ao trabalho.