Foto: Ana Chaffin
A praia dos Cavaleiros recebe grande volume de banhistas nesse período do ano
Seguindo rigorosamente as determinações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a prefeitura de Macaé já iniciou os estudos para a criação do relatório de balneabilidade das principais praias de Macaé. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e pela Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), que já começaram a fazer coletas de material.
- O objetivo principal do estudo é realizar o monitoramento para controlar a qualidade da água e as condições de banho, explicou o engenheiro químico do IMMT, Luiz Carlos Castro.
Nas próximas semanas, quando sairão os resultados das primeiras análises, serão fixadas placas na extensão das praias, com as devidas informações para a população. Nas praias mais freqüentadas da cidade – Cavaleiros e Pecado – o índice de balneabilidade era feito pelo Instituo Estadual do Ambiente (Inea), que, no entanto, está com o serviço suspenso.
As coletas das amostras estão sendo realizadas diariamente nos pontos de maior concentração de banhistas de acordo com a resolução 274/2000 do Conama, que aborda as condições de balneabilidade das áreas de visitação pública. As análises das amostras estão sob a responsabilidade do Laboratório de Metrologia Ambiental (LABMAN), do IMMT. O monitoramento de qualidade das águas destinadas à recreação é baseada em índices microbiológicos.