Foto: Grazielle De Marco
Escola Municipal Samuel Brust foi escohida para receber o projeto piloto
Aprender matemática pode ser considerado uma das principais dificuldades da maioria das crianças em idade de aprendizado. Para tornar a disciplina mais interessante e atrativa, a Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a secretaria de Educação e a secretaria de Ciência e Tecnologia irá implantar laboratórios de Matemática nas escolas Municipais. O Secretário de Ciência Tecnologia, Guto Garcia, visitou a Escola Municipal Samuel Brust, onde foi montado o projeto piloto.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, que é graduado em Matemática, o projeto será iniciado com 10 escolas, e será expandido a partir do próximo ano. “O projeto piloto foi montado na escola Samuel Brust e está tendo resultados muito bons, por isso queremos expandir. Aos poucos o laboratório desperta o interesse dos alunos para a disciplina e o professor se sente mais motivado. Queremos que esses novos laboratórios entrem em funcionamento já no primeiro mês do próximo semestre”, comentou.
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, lembrou que o laboratório irá auxiliar o professor, trabalhando de forma lúdica a disciplina. “O apoio visual ou visual-tático tem sido apontado por diversos educadores matemáticos como um facilitador da aprendizagem. Queremos que Macaé seja conhecida nacionalmente como um pólo de educação, e estamos trabalhando para que isso se torne realidade. Os laboratórios de matemática são apenas um dos projetos que estão sendo implantados pela prefeitura nesse sentido”.
Para uma das coordenadoras do projeto na secretaria de Educação, Vanessa Arenari, os laboratórios são um espaço alternativo para apoio das atividades propostas em sala de aula. As atividades realizadas nesse espaço dão oportunidade ao aluno de sentir prazer no aprendizado, motivando a participação nas aulas e diminuindo a evasão.
Diretora da primeira escola a ter o laboratório, Jakeline Pereira santos, da Escola Municipal Samuel Brust, comenta que aos poucos o espaço tem conquistado professores e alunos. “Toda mudança causa estranhamento, mas aos poucos temos percebido que mais e mais professores tem usado esta sala e proposto atividades no laboratório. No próximo ano iremos mudar o espaço para uma sala maior, onde poderemos atender melhor os alunos, para incentivar ainda mais a participação no projeto”, ressaltou animada.
O trabalho com jogos busca criar condições para que todos os alunos possam descobrir ou redescobrir que é possível aprender e conhecer, e, para surpresa de muitos, mesmo as atividades mais formais podem dar prazer, despertar interesse e prender a atenção. Estes espaços de aprendizado deverão ser capazes de desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática; incrementar a participação em aula; desenvolver o espírito de tolerância e de cooperação; desenvolver o raciocínio abstrato; promover a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos); desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real; desenvolver o conhecimento do espaço, realizando construções geométricas, entre outros.