Foto: Cris Costa
Visita aconteceu na tarde de terça-feira (20)
A Prefeitura de Macaé deu início às obras do Orçamento Participativo (OP) no Novo Horizonte e Cajueiros, nesta semana. Delegados, representantes da construtora responsável pelas duas futuras escolas de educação infantil e a equipe do Orçamento Participativo visitaram, na tarde de terça-feira (20), o canteiro de obras das duas primeiras obras do OP. A próxima visita deverá acontecer em outubro quando as primeiras estruturas estarão sendo edificadas.
A coordenadora do OP, Rosane Miranda, mostrou-se satisfeita com o andamento, já que houve impasses administrativos e de tempo para que esse trabalho começasse. As demais obras referentes ao OP de 2010 já estão licitadas.
- A nossa proposta é somente voltar à comunidade quando tivermos uma obra iniciada. Alguns impasses surgiram, pois essa é a primeira gestão do OP e nem todos conhecem o mecanismo de funcionamento de projeto e tivemos barreiras a superar, principalmente a burocrática. Mas hoje estamos no canteiro de obras vendo a primeira ação real do início da obra.
A primeira localidade visitada foi a do bairro Cajueiros, onde no antigo campo de futebol de areia está sendo edificada a escola de Educação Infantil. No local, nesta semana, foi iniciado o estaqueamento da base. Moradores do Cajueiros estiveram acompanhando a ação dos funcionários da empresa e um grupo de “peladeiros” aproveitou para solicitar a coordenadora do OP que reformem uma área dentro do próprio estádio para que eles possam continuar com o tradicional jogo de futebol. Ficou garantido que, nesta quinta-feira (22), uma máquina patrol faça o nivelamento do terreno, bem como retirada das pedras e a construtora doará areia para formatar o novo campo de pelada. Será também solicitada à Ampla a visita técnica, pois existe um poste no meio do campo que precisa ser removido.
A visita teve continuidade no canteiro da Escola Infantil no Novo Horizonte. A obra foi transferida para uma quadra ao lado, já que na antiga área o Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC) edificará um posto de saúde e uma praça solicitados pela comunidade. José Pinto, supervisor de obras da construtora Proforma, explicou aos visitantes qual o procedimento e andamento dos trabalhos. Nessa fase inicial, o trabalho foi de sapateamento das bases. O próximo será de ampliar o número de funcionários no canteiro de obras para que em seis meses conclua a obra conforme o organograma de trabalho.