Foto: Divulgação
Reunião aconteceu no Gabinete da prefeitura nesta quinta-feira
Definidas na tarde desta quinta-feira (12), as medidas preliminares do plano de ações municipais das áreas pacificadas pela Polícia Militar nas comunidades de Macaé. Durante a reunião ocorrida no Gabinete da prefeitura, a Prefeita em exercício Marilena Garcia apresentou aos secretários os procedimentos a serem tomados ainda esta semana e continuadas assim que a atuação da Policia Militar nos bairros de Malvinas e Nova Holanda for concluída.
“Estamos oferecendo o apoio necessário a Polícia Militar em sua ação de ocupação pacificadora, mas assumindo com total comprometimento nossas responsabilidades municipais. Por isso desenvolvemos um plano de ação dividido entre as nossas secretarias que terão início pelas obras de reparos nos bairros” destacou Marilena se referindo aos trabalhos de limpeza das ruas, coleta de lixo, obras esgoto, iluminação, assistência social, saúde, educação, entre outras.
Entre as ações estruturais estão: A melhoria da capacidade operacional das forças se segurança; prevenir e promover melhoria na prestação da saúde pública; coibir atividades voltadas à pirataria; melhoria dos serviços e obras públicas; inclusão social por meio de atividades integradoras sociais; educacionais, de lazer e culturais; regularização das propriedades locais; incluir jovens no mercado de trabalho e implantação de um Centro de Referência Ambiental na Ilha Leocádia, entre outros.
As ações do Plano foram elaboradas pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município juntamente com o apoio da Polícia Militar e divididas em medidas preliminares e estruturais. “Queremos devolver ao cidadão macaense a dignidade e a assistência que o município pode lhe oferecer e que estávamos comprometidos uma vez que a criminalidade impedia maiores atuações”, revelou a prefeita.
Paralelamente serão desenvolvidas atividades que poderão ser desenvolvidas na comunidade como forma de participação social na prevenção e preparação da comunidade. “Temos como proposta a oferta de cursos, encontros entre moradores, campanhas de prevenção e orientações sobre diferentes temas, ações cívicas, oficinas de cidadania entre outras.
Participaram da reunião os secretários de Manutenção, Chico Machado, Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares e o Presidente da EMOPI, Antônio Carlos Sardinha e Saúde, Verônica Martins Guimarães.