logo

Prefeitura inicia testes em Estação de tratamento de Esgoto do Lagomar

17/01/2013 13:00:00 - Jornalista: Tatiana Gama

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar já está em fase de testes. A Prefeitura de Macaé está agilizando o processo de licença ambiental para iniciar sua operação. O sistema, que terá vazão de 40 litros por segundo, deixará o efluente com mais de 90% de eficiência no tratamento. A expectativa é atender cerca de 20 mil moradores. O objetivo do governo é investir em saneamento básico e preservação do meio ambiente.

Os trabalhos estão sendo acompanhados pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente, além da Empresa Municipal de Saneamento e Esgoto (Esane). A obra vai garantir o tratamento de esgoto das residências e pontos comerciais do Lagomar e Engenho da Praia, contribuindo para a vida dos mananciais hídricos da cidade.

A ETE ocupa uma área de seis mil metros quadrados dentro do sistema de tratamento, além do laboratório de análise de efluentes, que será instalado. A água tratada pode ser reaproveitada, para, por exemplo, regar jardins em áreas públicas devido a alta pureza do efluente. O sistema foi feito em módulos, o que abre possibilidade para ampliação no futuro.

Ao chegar à ETE, o esgoto passa por um tratamento primário para a retirada dos sólidos. Em seguida, é realizado o desenvolvimento das bactérias que tratam o esgoto. Após essa etapa, o efluente vai para o decantador, onde as impurezas são separadas. A partir daí, o efluente sai tratado, sendo encaminhado para uma vala de filtração e infiltração que faz o polimento da água.

A ETE Lagomar tem a tecnologia de tratamento secundário com reator anaeróbio e lodo ativado. A operação será por batelada e o descarte de lodo é feito por meio de adensador de lodo, centrífuga e prensa. O Lagomar atualmente conta com 55 mil metros de rede de esgoto.