logo

Prefeitura inicia vermifugação nas escolas

02/05/2012 16:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou nesta quarta-feira (2) a 12a Campanha de Vermifugação nas escolas. O lançamento foi no Ciep Municipalizado Maringá. A meta é levar o medicamento para todos os alunos matriculados nas escolas da rede e profissionais de ensino.

Durante o lançamento, os alunos da escola receberam orientações das equipes de como prevenir as verminoses. O gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente (Paisca) e idealizador da campanha, o pediatra Newton José falou da importância do trabalho de prevenção às verminoses.

- Precisamos estar comprometidos com a prevenção. Se cada um fizer a sua parte, teremos grandes resultados e todos ganham-, ressaltou, acrescentando que os vermes prejudicam o crescimento e até o desenvolvimento cerebral, provocando dificuldade de aprendizado.

A campanha conta com o apoio da Escola Técnica José Rodrigues da Silva. O coordenador da campanha, o pediatra Maurício Zampiere, acrescentou que estão disponíveis 45 mil doses de medicamento, em comprimido e suspensão.

- A medicação é ministrada após autorização prévia por escrito dos pais ou responsáveis, explica lembrando que a campanha é custeada com recursos municipais.

Também estiveram presentes ao lançamento da campanha a subsecretária de Educação na Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia e a coordenadora da subsecretaria de Educação na área de saúde, Maria Dirce.

Vermifugação - Segundo o Ministério da Saúde, as verminoses são infecções intestinais causadas pela presença de parasitas (vermes). O contágio é feito pela ingestão de frutas e verduras mal lavadas, alimentos e objetos contaminados. Atitudes simples previnem o contágio de verminoses, como lavar bem os alimentos, andar somente calçado, beber água filtrada ou fervida, comer sempre carne bem passada, lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições.

Manter limpa a casa e o terreno ao redor, evitando a presença de moscas e outros insetos, não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída também são formas de evitar as verminoses. Outra dica é procurar periodicamente um médico ou posto de saúde.