Foto: Ana Chaffin
No Mirante da Lagoa e no Jardim Guanabara, a prefeitura atua com seis frentes de obras
A prefeitura continua as ações de cumprimento das metas do Subsistema Mutum, ligado à ETE do Mutum, com instalação de novas redes de esgoto e também revisão nas redes de esgoto existentes em localidades já ligadas ou a serem ligadas a essa estação de tratamento de esgoto. Alguns locais são o Mirante da Lagoa e o Jardim Guanabara, além de novas frentes de obras na Morada das Garças e na Praia do Pecado.
Essas ações obedecem ao cronograma da Parceria Público Privada (PPP), da qual fazem parte a prefeitura, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), com ação de fiscalização, e a Empresa Foz do Brasil, vencedora da licitação para a realização de ações de esgotamento sanitário da cidade de Macaé.
No Mirante da Lagoa e no Jardim Guanabara, a prefeitura atua com seis frentes de obras, revisando a antiga rede existente e instalando rede nova, com tubos de PVC.
Além do Mirante da Lagoa e do Jardim Guanabara, foram abertas várias frentes de obras de retificação da rede antiga e de instalação de rede nova na Morada das Garças, com quatro frentes de obras na avenida beira-mar da Praia do Pecado e uma frente próxima ao Terminal Lagoa, na Rua Itaipu até a esquina da Rua Guarapari.
Nesses locais acontece primeiro a desobstrução da rede antiga com aproveitamento do que é encontrado em condições e instalação de trechos de rede nova, com tubos de PVC. Também estão sendo refeitas as caixas de gordura, com instalação de manilhas de um metro de diâmetro.
De acordo com o presidente da Esane, Marcos Muffareg, as obras correm em ritmo normal, com atendimento preciso ao cronograma de ações previstas pra atender ao Subsistema Mutum.
- A cada dia, novas ruas são abertas nas localidades que estão sendo ou serão atendidas pela ETE do Mutum, que está em pleno funcionamento, captando e tratando 20 litros de esgoto por segundo, com efluente tratado e lançado na Lagoa de Imboassica com pureza de mais de 95% e que está sendo ampliada para 40 litros de esgoto por segundo - pontuou Muffareg.
Essas frentes de obra na Morada das Garças/Praia do Pecado começaram nesta semana, com prazo de conclusão na primeira semana de novembro, quando novas frentes serão abertas, até que toda a rede esteja pronta, nos padrões de separação absoluta das redes de esgoto e pluvial, para ser interligada à ETE do Mutum, cuja obra de ampliação continua.
As obras, que acontecem nas localidades próximas da Lagoa de Imboassica e da ETE do Mutum, correspondem ao Subsistema Mutum e preveem a instalação de 14 quilômetros de rede de esgoto, entre outras benfeitorias, como 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, 6 estações elevatórias, renovação da rede existente e duplicação da ETE do Mutum de 20 l/s para 40 l/s , obra que já está acontecendo.
A instalação dessas redes, quando realizadas em via pública, acontecem em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana, que atua para minimizar os reflexos para quem precisa trafegar pelas ruas dos bairros atendidos. Como as obras não exigem interdição total das vias, elas estão sendo parcialmente interditadas e sinalizadas para maior segurança dos moradores e motoristas.