logo

Prefeitura institui a Comissão Municipal de SMS

16/11/2006 10:55:54 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé instituiu a Comissão Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS). A Comissão é formada por representantes das secretarias de Governo, Meio Ambiente e Saúde, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Serviço Especializado Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

De acordo com o secretário de Governo, André Braga, a implantação da Comissão de SMS na administração pública foi uma iniciativa do prefeito Riverton Mussi. O objetivo é valorizar o servidor municipal como agente transformador da realidade. "Neste aspecto, a conscientização é um fator primordial que possibilitará a melhoria contínua da qualidade de vida e do ambiente de trabalho de nossos servidores. A idéia é contar com o conhecimento disponível em nosso município estreitando laços entre o poder público e a iniciativa privada na gestão deste conhecimento", comentou o secretário.

A Comissão realizou nesta semana a abertura de seus trabalhos, com discussão em torno das questões de saúde do trabalho, meio ambiente e segurança ocupacional que fornecerão importantes subsídios para elaboração de uma futura política de SMS, que terá a conscientização e sensibilização como parceiras.

O presidente da Comissão Municipal de SMS, Júnior Patrocínio, explicou que, a partir de agora, o grupo vai trabalhar na elaboração da Política e Diretrizes de SMS, o que resultará em políticas públicas nos diferentes setores da prefeitura. "Esta é um preocupação constante na maioria das empresas, especialmente as do setor de Petróleo e Gás, e o governo acredita nessa proposta para a Administração Pública", comentou. De acordo com ele, a Comissão vai ajudar a rever práticas que melhoram a qualidade de vida e do ambiente de trabalho do servidor. "Queremos otimizar a utilização dos recursos, com a prevenção na saúde e segurança ocupacional, e a minimização dos impactos ambientais resultantes das atividades dos servidores", completou Júnior, que é assessor da Secretaria de Governo, analista ambiental e auditor interno em SMS.

Os trabalhos iniciais estão sendo colaborados pelo professor Nilson Gonçalves, especialista em Gestão em SMS. "A prefeitura está dando um exemplo de investimento em seus servidores, para que se tornem agentes da causa de SMS. Isso mostra que o governo está alinhado com as mais modernas práticas de gestão, gerando resultados que destacam o relevante papel de Macaé no cenário nacional", ressaltou o professor.