Foto: Juranir Badaró
Seguindo determinações do prefeito Dr. Aluízio, que tem entre as prioridades de seu governo a saúde, equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensificou na manhã desta sexta-feira (25) as ações no bairro Novo Horizonte, como o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue.
As ações tiveram início na rua E 14, onde foi notificado um caso de dengue. Os agentes estiveram no local e constataram que havia um buraco no quintal de uma residência, onde havia acúmulo de água parada. O material foi colhido e encaminhado para o laboratório do CCZ que possui uma equipe especializada de biólogos para realizar a análise. Em casos de urgências como esse, o resultado sai em 24 horas.
Os agentes fizeram o trabalho de orientação e colocaram larvicida. Eles informaram à moradora do local a necessidade de que o buraco seja tampado. Segundo a moradora, a dona-de-casa Marilda Moreira, o trabalho realizado pelos agentes é muito importante, pois há duas semanas, o marido dela, Cláudio José Vicente, ficou impedido de trabalhar durante cinco dias, em função da dengue. “Acho fundamental este trabalho, pois tenho cinco filhos e tenho medo que eles também fiquem doentes. Moro de aluguel e vou pedir que o proprietário do imóvel tome providências para resolver o problema”, disse.
Os agentes do CCZ intensificam as ações nos bairros baseados nas estatísticas fornecidas dos números de casos da doença confirmados. Eles enviam a equipe de bloqueio, para que seja feito o trabalho, para, se necessário, ser deslocado o carro fumacê ou até mesmo o Carro Ultra Baixo Volume (CUBV).
Na próxima segunda-feira (28), as ações acontecem no bairro Lagomar.