logo

Prefeitura intensifica ações de saneamento no Subsistema Mutum

09/11/2013 22:34:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura mantém várias frentes de obras na expansão da rede de esgoto que será ligada à ETE do Mutum

Para agilizar as ações e cumprir o cronograma da Parceria Público Privada (PPP) que está realizando as ações de saneamento básico na cidade, a prefeitura mantém várias frentes de obras na expansão da rede de esgoto que será ligada à ETE do Mutum, tendo como objetivos a despoluição da Lagoa de Imboassica e a qualidade de vida da população que vive em seu entorno. Essa semana, a prefeitura manteve seis frentes de obras no Mirante da Lagoa e quatro no Morada das Graças, na orla da Praia do Pecado, com homens e máquinas no locais das 8 às 17 horas.

As ações realizadas nas localidades são de implantação da rede de esgoto e as ações estão sob a responsabilidade da Foz do Brasil, com a fiscalização da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), empresas que compõem a Parceria Público Privada (PPP) criada para trazer o saneamento básico à cidade de Macaé. Cada ação da PPP nessa área da cidade, situada no lado sul e próxima à orla marítima, representa um passo a mais que a prefeitura dá na proteção ambiental do rico manancial de água que é a Lagoa de Imboassica.

Nesse contexto, o presidente da Esane, Macos Muffareg, ressalta a visão com que as questões ambientais e de saneamento são tratadas na administração do prefeito Dr. Aluízio. "O prefeito tem colocado que a área de saneamento tem todo o seu apoio, já que a falta de saneamento básico não condiz com um município do porte de Macaé, conhecido e respeitado no Brasil e no exterior. A visão é de saneamento com o viés da saúde pública e preservação ambiental. Logo no início de sua gestão, o prefeito colocou como meta sanear todo o município em quatro anos e as ações nessa direção têm recebido o seu apoio", disse Muffareg. 

A abertura dessas frentes tem como foco a intensificação das obras de implantação das redes de escoamento sanitário, visando cumprir o cronograma de ações da PPP, no subsistema Mutum. Para atender a esse cronograma, já foi iniciada a montagem das peças que chegaram na quarta-feira a Macaé e que vão compor a nova ETE do Mutum, estação está sendo ampliada pela prefeitura e terá a sua capacidade dobrada para atender à demanda da captação do esgoto das localidades situadas no seu entorno, como Morada das Garças, Vivendas da Lagoa, São Marcos, Mirante da Lagoa, Jardim Guanabara.

A ETE do Mutum que hoje capta e trata 20 litros de esgoto por segundo, terá a capacidade ampliada para 40 litros por segundo. As ações da PPP nas localidades compreendem, além da instalação de novas redes de esgoto, também a revisão nas redes já existentes em localidades já ligadas ou a serem ligadas a ETE do Mutum. A implantação das redes de esgoto estão incluídas nas metas do subsistema Mutum. Entre as metas, o cadastramento de toda rede foi concluído e a instalação das redes novas e revisão das redes existentes são os novos passos em direção à missão de evitar que esgoto in natura continue sendo lançado na Lagoa de Imboassica, preservando o rico manancial.

As ações do subsistema Mutum preveem a instalação de 14 quilômetros de rede de esgoto, 1.342 ligações domiciliares, 2 km de coletores tronco, 3 km de linhas de recalque, 6 estações elevatórias, renovação da rede existente e duplicação da ETE do Mutum de 20 l/s para 40 l/s.

Em parceria com a Esane, a Secretaria de Mobilidade Urbana atua minimizando os problemas no trânsito das ruas em obras, que não exigem a interdição total das vias, sendo realizadas em uma das pistas.

A rede nova de esgotamento sanitário recebe tubos de PVC. Inicialmente é feita a desobstrução da rede antiga. Estão sendo recuperadas, limpas ou refeitas, de acordo com a necessidade, as caixas de gordura, com instalação de manilhas de um metro de diâmetro. 

Jardim Guanabara e São Marcos, próximos bairros a receberem redes de esgoto.

O Subsistema Mutum de esgotamento sanitário foi apresentado na quinta-feira (7) a moradores e comerciantes do Jardim Guanabara e São Marcos, localidades que começam a receber, a partir da próxima semana, as redes de esgoto que serão interligadas à ETE do Mutum, visando a melhoria de vida da população e a despoluição da Lagoa de Imboassica.

A apresentação foi feita por representantes da Parceria Público Privada (PPP), do qual fazem parte a empresa Foz do Brasil e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane). Essas reuniões vêm sendo sempre realizadas com as comunidades onde as ações da PPP vão começar, com o objetivo de informar a população como o projeto será executado em cada localidade, quais as etapas das obras, que estão aceleradas no Subsistema Mutum.

As obras em andamento nesse subsistema incluem a instalação de redes no Mirante da Lagoa e no Morada das Garças e ainda na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum, que está sendo ampliada para duplicar a capacidade, devendo estar concluída no final deste ano, com início da operação em janeiro. Essa ETE vai tratar 3.5 milhões de litros de esgoto por dia, contribuindo para a saúde e bem-estar de aproximadamente 2.5 mil famílias na região deste Subsistema e com a despoluição da Lagoa de Imboassica.