logo

Prefeitura intensifica campanha de combate à dengue nas escolas

23/03/2015 14:54:00 - Jornalista: Ana Menezes/estagiária

Foto: João Barreto

Cerca de 60 alunos do 4º e 5º ano aprenderam a importância da prevenção à proliferação do mosquito

A prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, intensifica a campanha de combate à dengue nas escolas. Na manhã desta segunda-feira (23), a Escola Municipal Interagir recebeu o Grupo de Teatro Artes e Saúde (Grutas). Cerca de 60 alunos do 4º e 5º ano aprenderam a importância da prevenção à proliferação do mosquito da dengue, por meio de palestra interativa e apresentações lúdicas. A ação é realizada pela Divisão de Educação em Saúde e pelo Programa de Saúde na Escola (PSE).

A palestrante e bióloga sanitarista do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Keity Nocchi, alertou para os cuidados que devem ser tomados como, por exemplo, atenção especial a qualquer recipiente que possa acumular água e, consequentemente, atrair o mosquito da dengue. Após palestra, os alunos assistiram à apresentação do Grutas, com as atrizes Fabiana Alves e Kikil Gomes, na qual orientações lúdicas de prevenção ao Aedes aegypti animaram a garotada através da comédia.



Nicolas Pimentel, de dez anos, é aluno do quinto ano e participou da ação. Ele contou que adorou o teatro e que irá ensinar para sua família os métodos de prevenir a proliferação do mosquito. “Achei muito engraçado, e agora sei que o mosquito da dengue também nasce em água suja, vou contar para minha mãe e minha avó”, comentou.



A professora do 5º ano, Maria Angélica Mesquita, disse que é muito importante a conscientização das crianças. “Eles realmente passam para a família, às vezes o que os adultos acabam esquecendo a criança lembra e cobra com facilidade. Tudo que eles aprendem se divertindo, como a demonstração do teatro, eles aprendem melhor,” frisou a professora.



O cronograma do projeto para este mês atenderá nos dias 24 e 26 a EMEI Professora Leda Maria Ledo. No dia 25 é a vez do Ciep Maringá receber as ações, e no dia 27 a E.M Jofre Frossard. Nos dias 30 e 31, acontecerá uma capacitação de combate à dengue, no auditório do Paço Municipal, para as equipes pedagógicas de todas as escolas municipais.