
Foto: Moisés Bruno
Durante a atividade, os guardas participaram de treinamentos de controle
O treinamento conta ainda com o acompanhamento de psicóloga, que realiza a observação técnica dos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na tomada de decisão, avaliando reações ao estresse, capacidade de julgamento, controle emocional e aderência aos princípios da legalidade, proporcionalidade e preservação da vida.
Durante o curso, é possível compreender que a presença, o tom de voz e utilização de outros métodos na abordagem são questões importantes de controle. Segundo o secretário de Segurança, Tales Borges, o objetivo é avaliar a capacidade dos guardas, tanto psicológica, quanto técnica, em diferentes cenários de simulação real de ocorrências, e sua técnica será conduzida mediante ao stress da ocorrência.
“O objetivo principal é qualificar a atuação dos guardas municipais em situações operacionais, com foco na correta avaliação de cenários, no controle emocional e na tomada de decisão responsável diante de situações de risco”, observa Tales.
“O simulador também contribui para o aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos institucionais, permitindo que os guardas treinem diferentes tipos de ocorrências de forma controlada, alinhada à doutrina e às normas da corporação”, explica.
“A Escola do Servidor é uma estrutura estratégica para a política de capacitação do município, oferecendo um espaço permanente e adequado para formações que aprimoram a atuação dos servidores. Receber treinamentos como este, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, reforça a cultura de preparo contínuo, com procedimentos padronizados e acompanhamento técnico, o que qualifica o serviço prestado e fortalece a segurança da população”, afirmou.